Roberto Cidade celebra entrega do primeiro CAIC TEA no Amazonas

Sugestão do presidente Roberto Cidade, primeiro CAIC TEA do Amazonas é inaugurado em Manaus - Foto: Herick Pereira

O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e pai atípico, celebrou a entrega do primeiro Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) TEA do estado. O CAIC Doutor José Contente, inaugurado nesta segunda-feira (28/7) no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, oferecerá atendimento 100% gratuito a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 11 anos e 6 meses de outras zonas da cidade.

Fruto de uma indicação do parlamentar (Requerimento nº 511/2025), este é o primeiro de três centros previstos para o tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes com TEA. Cidade também destinou parte de suas emendas para a adequação dessas estruturas.

“É crucial estabelecer um objetivo social ao nosso trabalho. É imprescindível considerarmos as necessidades específicas de pessoas atípicas e criar oportunidades para que se desenvolvam. Na Aleam, estamos sempre atentos a essa pauta”, afirmou o deputado.

Janice Nery de Lira, mãe de um menino com TEA, agradeceu o empenho do deputado e do governador Wilson Lima, ressaltando a importância do suporte próximo de casa para as famílias.

Centro de Inclusão sensorial na Aleam

Roberto Cidade também confirmou a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial para o segundo semestre deste ano. O espaço, que funcionará dentro da Aleam, oferecerá terapias e atendimentos direcionados a crianças e adolescentes com TEA e Síndrome de Down.

“Estamos concluindo as instalações do Centro Sensorial da Aleam e, ainda no segundo semestre deste ano, ele estará em funcionamento. Inicialmente, serão 200 vagas para servidores do Legislativo e seus dependentes, mas nossa expectativa é que esse número seja ampliado, gradativamente, para o público em geral posteriormente”, declarou o presidente. Ele destacou que será o primeiro espaço do tipo na região Norte.

O Centro de Inclusão Sensorial oferecerá atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, e terapias com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos, entre outros especialistas essenciais à recuperação motora e ao bem-estar.

Assessoria de Comunicação: Michele Gouvêa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.