
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), conduziu nesta terça-feira a sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos legislativos de 2026. O evento contou com a tradicional leitura da Mensagem Governamental pelo governador Wilson Lima (UB), que apresentou um balanço detalhado das ações realizadas nos últimos anos e as metas prioritárias do Executivo para o ciclo que se inicia.
Durante a recepção ao governador, Roberto Cidade reafirmou o papel central do Parlamento Estadual na viabilização das políticas públicas que chegam à ponta para o cidadão. O presidente enfatizou que a união institucional é o que permite ao estado avançar em áreas críticas.
“Tenho muita alegria de receber o governador Wilson Lima nesta Casa para a leitura de Mensagem Governamental. É mais uma oportunidade de vermos feitos que são do governo, mas que tiveram também a participação da Assembleia Legislativa. É esta Casa que aprecia os projetos, vota as matérias e atua no sentido de viabilizar ações do Estado” declarou Roberto Cidade ao destacar os desafios para o ano de 2026.
Balanço de gestão reforça avanços sociais e infraestrutura no interior
Em seu discurso, o governador Wilson Lima fez um retrospecto de programas que se tornaram marcas de sua administração. O destaque foi para a rede de proteção social, que ampliou significativamente o alcance de benefícios diretos para a população mais vulnerável.
Os principais marcos apresentados na Mensagem Governamental foram os seguintes:
- Segurança alimentar e auxílio: Consolidação do programa “Auxílio Estadual Permanente” beneficiando 300 mil famílias e o “Prato Cheio”, que já serviu mais de 19 milhões de refeições em 44 restaurantes.
- Programas sociais de impacto: Implementação do IPVA Social, CNH Social e os projetos habitacionais e de saneamento como o “Amazonas Meu Lar” e o “Água Boa”.
- Desenvolvimento regional: Avanços no “Prosai Parintins” e investimentos recordes nos setores de ciência, inovação e no setor primário.
- Saúde especializada: Criação do Hospital Estadual Veterinário e a instalação de polos de alta complexidade no interior do estado.
Metas para 2026 incluem novas entregas na saúde e reforço na segurança
O governador também aproveitou a tribuna para anunciar o cronograma de entregas para o primeiro trimestre deste ano. Wilson Lima agradeceu a sensibilidade do presidente Roberto Cidade no trato das matérias enviadas pelo Executivo, reforçando que essa parceria é o que sustenta o ritmo de obras no Amazonas.
Na área da saúde, a promessa é de um cronograma intenso até o mês de março:
- Infraestrutura hospitalar: Inauguração da nova estrutura da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) e renovação das fachadas dos hospitais 28 de Agosto e Dona Lindu.
- Novas unidades: Entrega de uma nova policlínica e de um hospital-dia para agilizar os atendimentos.
- Segurança pública: O governador confirmou a convocação de novos policiais civis e administrativos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) até o dia 10 de fevereiro.
Solenidade reúne autoridades e marca retorno das sessões plenárias
A cerimônia na (Aleam) reuniu um amplo arco de autoridades, incluindo o vice-governador Tadeu de Souza, secretários de estado, prefeitos, ex-prefeitos e representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). O plenário também contou com a presença de lideranças comunitárias e autoridades militares.
Ao encerrar o ato solene, o presidente Roberto Cidade convocou os deputados para a primeira sessão plenária ordinária de 2026, que ocorre nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro. O retorno marca o início das votações e debates da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, prometendo um ano de intensas atividades parlamentares em favor dos amazonenses.
ASCOM: Michele Gouvêa










