
Reposicionar o Amazonas no pelotão de elite da luta olímpica nacional. Essa é a missão dos 12 atletas do Amazonas que vão competir neste sábado (4 de outubro) no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Wrestling Adulto Masculino e Feminino – Edição Aline Silva 2025. O torneio será realizado no ginásio do Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN), localizado na Avenida Brasil, nº 10.590, na Penha, Rio de Janeiro. O embarque da equipe será nesta sexta-feira (3 de outubro).
Sob o comando do presidente da federação local, Waldeci Silva, a delegação é composta por sete atletas da Associação Atlética Nilton Lins e cinco do Atlético Rio Negro Clube, ambos filiados ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
São 11 homens e apenas uma mulher na equipe, Ana Beatriz da Silva dos Santos, de 19 anos, multicampeã de jiu-jítsu e judô, que encara um novo desafio em sua carreira no Wrestling.
“Reassumi o comando da federação (Falle) neste ano, e esse Brasileiro Adulto é o recomeço do projeto de recolocar o nosso estado no nível de competição que já fomos em outros tempos. É necessário que o Amazonas volte a ser forte nos campeonatos de alto rendimento, como é o caso do CBI Aline Silva”, explica Waldeci Silva.
O campeonato será disputado nos estilos livre masculino e feminino e também na modalidade de luta greco-romana. No primeiro, o Amazonas tem uma longa trajetória de vitórias, medalhas e pódios. Na segunda, o desafio é testar o nível dos atletas locais e buscar o melhor resultado possível. Os protagonistas dos dois estilos garantem que empenho e treinamento não faltaram nas semanas que antecederam a competição nacional.
O que é o CBC?
O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) é uma associação civil sem fins econômicos que representa os clubes esportivos formadores de atletas no Brasil. Fundado em 1990, o CBC tem como objetivo social incentivar, promover e planejar atividades de formação de atletas, apoiando os clubes integrados em projetos que envolvem aquisição de equipamentos e materiais esportivos, equipes técnicas multidisciplinares e participação em competições.
Equipe Amazonense no CBI Aline Silva 2025
Associação Atlética Nilton Lins (7 atletas, sendo 6 homens e 1 mulher)
- Estilo Livre Masculino – até 57 kg: Lucas Walloes Soares Moreira
- Estilo Livre Masculino – até 74 kg: Elivaldo Feitosa Costa
- Estilo Livre Masculino – até 86 kg: Ronal Dante Lima Villacorta
- Estilo Livre Masculino – até 97 kg: Eduardo de Melo Trovão
- Estilo Livre Masculino – até 125 kg: Anibal Reian Melo do Val
- Luta Greco-Romana Masculino – até 77 kg: Wendel Anderson Dias Barbosa
- Estilo Livre Feminino – até 68 kg: Ana Beatriz da Silva dos Santos
Atlético Rio Negro Clube (5 atletas, todos homens)
- Estilo Livre Masculino – até 65 kg: Wendrio da Silva Chaves
- Estilo Livre Masculino – até 74 kg: Vitor de Lima Braga
- Estilo Livre Masculino – até 97 kg: Luiggi Breiner Chacin Chagas
- Estilo Livre Masculino – até 125 kg: Akillys Melo do Val
- Luta Greco-Romana Masculino – até 60 kg: Carlos Vinícius Vieira Ferreira
Assessoria de comunicação: Agência Emanuel Sports & Marketing











