
O restaurante popular Prato Cheio, na comunidade Riacho Doce, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, deu início às aulas de reforço para crianças. A iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) atende 15 crianças de 5 a 9 anos, oferecendo suporte em matemática e português. As aulas, ministradas por uma professora voluntária, acontecem às terças e quintas-feiras à tarde, na própria unidade.
A titular da Seas, Kely Patrícia, destacou que a ação vai além da refeição: “O programa vai muito além de apenas servir refeições. Ele também incentiva o conhecimento por meio de aulas de reforço, além de cursos e palestras que estimulem as pessoas a gerar renda e desenvolver habilidades, garantindo a independência financeira dessas famílias. É algo pensado para toda a família”.
A supervisora da unidade, Ana Quelen Alves, explicou que a ideia surgiu ao identificar dificuldades das crianças nessas disciplinas, e o objetivo é expandir a turma para 20 alunos.
Maria de Fátima Valois, de 40 anos, mãe de três filhas inscritas, elogiou a iniciativa: “Acho que esse reforço é muito positivo, principalmente para as famílias que identificam as dificuldades dos filhos, mas não têm condições de pagar uma aula particular. Aqui as crianças conseguem trabalhar com calma e foco suas dificuldades.”
As inscrições podem ser feitas diretamente no restaurante, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.
Sobre o programa Prato Cheio
Administrado pela Seas e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), o Prato Cheio possui 44 unidades no Amazonas (18 na capital e 26 no interior).
O programa se divide em dois serviços:
- Restaurantes Populares: Funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, com refeições a R$ 1.
- Cozinhas Populares: Oferecem sopa gratuita (1 litro por pessoa) de segunda a sábado, também das 8h às 13h.