
Renato Gaúcho não comanda mais o Fluminense. A notícia foi dada pelo próprio treinador ao responder a última pergunta dos jornalistas durante a coletiva de imprensa depois do empate de 1 a 1 com o Lanús, da Argentina, no Maracanã, na noite desta terça-feira (23). O resultado causou a eliminação nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Como haviam perdido por 1 a 0, fora de casa, o Tricolor ficou em desvantagem no placar agregado (2 a 1 para o Lanús).
“Eu nem deveria estar falando isso para vocês, quem vai se manifestar é o presidente. Mas com todas essas perguntas (sobre a saída do meia Hércules do jogo e a situação de outros atletas), de alguns gênios da internet, muita gente vai atrás. Eu acabei de pedir demissão”, surpreendeu Renato Gaúcho.
“A partir de agora, vai ter outro cara aqui e vocês vão fazer as mesmas perguntas para ele. Quero ver as respostas que ele vai dar, se vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele. Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não sairia. Como está bem, vou descansar”, continuou Renato, que ao longo da entrevista coletiva não tinha dado nenhum indício de que tomaria essa atitude.
Ainda nos momentos finais da partida, o técnico foi chamado de “burro” pela própria torcida.
“Eu dei uma entrevista há uns dois meses e estou repetindo: acabou o futebol, acabou por causa das redes sociais. Tanto para o jogador quanto para o treinador. Hoje em dia é uma guerra de críticas. Quando ganha, tem alguns elogios; quando perde, ninguém é bom, todo mundo é ruim”, concluiu.
Fluminense emite nota oficial
A demissão foi oficializada pelo clube por meio de nota oficial. No Fluminense desde 3 de abril deste ano, Renato venceu 21 jogos, perdeu 11 e empatou 8. Ele deixa a equipe na oitava posição do Brasileirão e nas semifinais da Copa do Brasil. O time foi o quarto colocado na Copa do Mundo de Clubes da FIFA ao chegar na semifinal.
Durante a passagem pela zona mista, o zagueiro e capitão Thiago Silva afirmou que a culpa pela eliminação é de todo o time e não de uma única figura:
“Quando perde, perdem todos. O nome dele (Renato Gaúcho) foi citado pela torcida, mas a gente sente como se fosse conosco. Quem joga somos nós.”
Próximo jogo
O próximo compromisso do Fluminense é neste domingo (28), novamente no Maracanã, às 16h. Os tricolores vão encarar o clássico com o Botafogo pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time será comandado interinamente pelo auxiliar técnico Marcão.
Fonte: https://esporte.ig.com.br/apostas/2025-09-24/renato-gaucho-pede-demissao-do-fluminense-lanus.html











