
A cantora, rapper, DJ e produtora cultural Rafa Militão apresenta o single “Herança”, já disponível nas plataformas digitais. A artista também realizará, nesta sexta-feira (15/08), às 19h30, uma exibição aberta do curta-metragem homônimo no Campo do Betanhão (Rua Cinco de Fevereiro, s/n), bairro Betânia, em Manaus.
Dirigido e roteirizado pela cineasta e artista visual Keila-Sankofa, com trilha sonora de Rafa Militão e participação de Márcia Siqueira, o projeto une música e imagem para celebrar uma poética de ancestralidade afro-amazônica, território e memória.
“O filme musical ‘Herança’ é um trabalho que amadureço desde 2023, pois sabia que precisava reunir artistas que são movimento nessa terra ancestral, habitada muito antes dos colonizadores”, define Keila-Sankofa. A diretora também ressalta a construção do videoclipe: “Esse é um projeto único, surgido do zero, onde uma artista das visualidades se une a uma artista da música para construir um projeto coletivo. Seu nome não é à toa, é poderosamente marcado nessa narrativa, com a participação de nossas famílias na produção das imagens. A sobrinha dela aparece cantando, as avós também, a minha filha toca atabaque; ‘Herança’ tem na tela a nossa família”.
Misturando rap, boi-bumbá, guitarrada e maracatu, “Herança” marca uma fase mais experimental na trajetória de Rafa, artista nascida e criada na Zona Sul de Manaus, com passagens por festivais como Rock in Rio, Afropunk Bahia e Se Rasgum. A produção musical é de Viktor Judah.
“O caminhar sonoro das penas, cabaças e cuias guiou o meu desejo de construir uma obra visual que reunisse essas vozes da Amazônia”, complementa Keila-Sankofa. “Cabaças, cuias, chocalhos, banhos de dendê, acarajés e corpos em ritual fazem parte da narrativa visual construída, com objetos e gestos que integram o discurso da obra”, explica.
A estreia comunitária no bairro onde a artista cresceu reforça o caráter coletivo do lançamento e amplia o acesso ao cinema e à música produzidos na região. Após a sessão, haverá um bate-papo com a equipe artística.
Sobre o sentido do trabalho, Rafa destaca: “Quero que as pessoas se emocionem e entendam a força que atravessa gerações, a força ancestral que nos rege e nos guia. ‘Herança’ não é só sobre mim; é sobre nós, mulheres amazônidas e nosso povo, sobre as nossas anciãs. É memória viva sendo recontada.”
Rafa completa: “A gente não consegue mudar o começo, mas pode mudar o final. Recontar nossas histórias por um ponto de vista de força e vitória é a forma que encontramos de transformar esse final, documentar e registrar.”
“Herança” é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo 2023 – Governo do Estado do Amazonas.
Serviço
- O quê: Exibição aberta do curta “Herança” + bate-papo
- Quando: 15 de agosto de 2025 (sexta-feira), 19h30
- Onde: Campo do Betanhão – Rua Cinco de Fevereiro, s/n, Manaus/AM
- Acesso: Entrada gratuita · Classificação livre
- Música: Single “Herança” disponível nas plataformas (com link para ouvir)
Assessoria de Comunicação: Ayla Viana











