
A chegada da Black Friday movimenta o varejo brasileiro e promete aquecer especialmente o mercado de smartphones. Os dados apresentados pela pesquisa Tecnologia Chinesa 2025¹, realizada pela Ipsos sob encomenda da JOVI — marca chinesa de smartphones criada exclusivamente para o Brasil pela vivo Mobile Communication Co., Ltd. — confirmam que a data segue como o principal período de compra de eletrônicos no Brasil.
Mais de um terço dos consumidores da Região Norte (36%) pretende comprar um smartphone na Black Friday, segundo o estudo. O levantamento mostra que o Norte está entre as regiões com maior intenção de compra de celulares neste período, impulsionando o mercado de eletrônicos.
De acordo com o levantamento:
- 38% dos entrevistados esperam a data para realizar compras.
- 43% estão economizando para aproveitar promoções.
- 33% consideram comprar um novo smartphone na Black Friday.
- 62% dos consumidores declararam já ter valores disponíveis para as oportunidades da Black Friday.
A pesquisa ainda revelou quanto os brasileiros estariam dispostos a desembolsar por um novo aparelho. O valor médio de intenção de compra que a população quer pagar em um celular nesta Black Friday é de R$ 2.500.
O que esperar da Black Friday deste ano
Durante todo o mês de novembro, a JOVI vai acompanhar a época de descontos com ofertas especiais em todos os produtos do portfólio da marca, tanto no varejo físico e digital, operadoras e lojas online oficiais da empresa no Mercado Livre e na Shopee.
“A Black Friday é um dos grandes momentos para o varejo no Brasil e a primeira da JOVI no Brasil. Estamos com promoções em todo o portfólio durante o mês de novembro, inclusive com produtos na faixa de preço que o brasileiro está disposto a pagar”, comenta André Varga, diretor de Produto da JOVI Brasil.
A JOVI oferece atualmente um portfólio de smartphones voltado ao público brasileiro, com foco em imagem, design, performance e bateria de longa duração. Entre os destaques estão:
- Tecnologia BlueVolt®: capaz de manter o aparelho ativo por mais de 48 horas sem recarga.
- Câmeras cocriadas com a ZEISS: que trazem qualidade profissional às fotos, no modelo V50 5G.
- Pacote de Benefícios 5 Estrelas: oferece garantia estendida (inclusive de bateria), proteção de tela, troca de capa e película e revisões anuais.
Sobre a pesquisa e a JOVI
¹ Estudo Tecnologia Chinesa 2025
- Realização: Ipsos, a pedido da JOVI.
- Período: 22 e 28 de outubro.
- Metodologia: Quantitativo online com 1.200 entrevistas.
- Público: Homens e mulheres de 18 anos ou mais, classes ABC, em todas as regiões do país.
- Margem de erro: 2,8 pontos percentuais.
Aposta da JOVI no Amazonas e na produção local
A JOVI, ao escolher o Brasil como mercado prioritário, demonstrou a importância da região Norte ao optar pela produção local. A marca iniciou a fabricação de seus smartphones na Zona Franca de Manaus (ZFM), em parceria com a GBR Componentes.
A produção na ZFM visa consolidar uma cadeia de suprimentos robusta, utilizar mão de obra 100% brasileira com suporte técnico da China e reduzir os custos logísticos, reforçando o compromisso da empresa com o mercado nacional e o desenvolvimento econômico do país.
Sobre a JOVI
A JOVI é a marca exclusiva da vivo Mobile Communication Co., Ltd., uma das principais empresas chinesas de smartphones, no mercado brasileiro. A marca representa a juventude e a alegria de viver, simbolizando um estilo de vida jovem e livre, além de uma vida cheia de diversão e significado.
A vivo Mobile Communication Co., Ltd. é uma empresa de tecnologia que cria produtos excepcionais baseados em um valor orientado pelo design. Atualmente, a companhia possui uma rede de vendas em mais de 60 países e regiões, conquistando mais de 500 milhões de usuários no mundo todo.
A JOVI herda a tradição da marca-mãe, buscando a perfeição ao oferecer aos usuários produtos e serviços de smartphone de alta qualidade, dedicados a proporcionar grandes surpresas aos brasileiros.
Assessoria de comunicação: Approach | Beatriz Siqueira e Igor de Lima











