Programa oferece oficinas gratuitas para estimular a consciência ambiental em Manaus

Chamado de Programa de Educação Cultural (P.E.C.), a iniciativa é voltada para crianças e jovens da rede pública de ensino ou atendidas por entidades e organizações não-governamentais - Foto: Divulgação/ ArquivoPEC

Como os nossos hábitos do dia a dia podem ser adaptados para colaborar com a proteção do meio ambiente e uma sociedade mais sustentável? Para estimular a conscientização e a adoção de boas práticas, o Programa de Educação Cultural (PEC) quer envolver, entre os meses de setembro e novembro de 2021, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio, além de jovens de instituições e organizações não-governamentais com idades entre 13 e 18 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.ntics.com.br/peclwart. O programa aceita inscrições de pessoas de Manaus e de todas as regiões do país.

O PEC oferece também capacitação para educadores e embaixadores líderes do programa, para a formação de agentes multiplicadores. Eles são convidados a participar de um workshop on-line no dia 29 de setembro e que vai apresentar conteúdos e ferramentas para projetos em educação ambiental. As inscrições para este público são aceitas até o dia 28 de setembro.

Aos alunos e jovens, o PEC oferece oficinas on-line que vão tratar sobre meio ambiente, sustentabilidade, além de orientações para o desenvolvimento de projetos que possam resolver problemas da localidade onde vivem em relação aos temas abordados. A abertura do Programa, bem como a primeira oficina, está marcada para o dia 20 de outubro. O prazo para inscrição para este público é até o dia 19 de outubro.

Como vai funcionar

Os participantes formarão equipes para desenvolver os projetos, que serão submetidos a uma banca avaliadora, responsável por escolher a melhor iniciativa, aplicável na prática. Os integrantes da equipe vencedora, assim como o educador orientador do grupo, serão presenteados, cada um, com um notebook. Além da premiação, as instituições de ensino participantes são estimuladas a promover uma Feira de Ideias para expor todos os trabalhos apresentados e incentivar outras crianças e jovens a se tornarem agentes de transformação local.

O projeto é patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais, pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização pela Cultura Ambiental, em parceria com a NTICS Projetos, e apoio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura e do Instituto LideraJovem Desafio Faça Acontecer.

“A Lwart é uma empresa que tem a sua marca fundamentada na transformação. Nós buscamos sempre promover e apoiar ações com foco na aprendizagem, em comunidades onde estamos inseridos. Esse projeto que apresentamos, o PEC, busca impulsionar o desenvolvimento das crianças e jovens nos conceitos em que nós também acreditamos: educar para transformar. Assim poderemos deixar um legado de respeito ao meio ambiente e, sobretudo, contribuir para uma sociedade mais sustentável”, afirma Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Lwart Soluções Ambientais.

Projeto alinhado aos ODS da ONU

O PEC foi idealizado para atender a metas de cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com seus países membros, entre eles, o Brasil. Os ODS atendidos são: Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), Vida na Terra (ODS 15) e Parcerias e Meio de Implementação (ODS 17).

Durante e após o término do Projeto, os participantes poderão acessar uma exposição virtual de fotos sobre conservação do meio ambiente, que ficará disponível no site do projeto. “Acreditamos na educação como ferramenta essencial para a transformação de hábitos que podem contribuir para uma sociedade mais sustentável. Também acreditamos na potência das crianças e jovens em estimular e promover essas transformações. É para isso que idealizamos este projeto, já realizado com sucesso em algumas cidades e que agora chega em algumas cidades de São Paulo e de outras regiões do país”, explica o diretor de expansão da NTICS Projetos, Abílio Martins.

SERVIÇO

    • O quê: Programa de Educação Cultural (P.E.C.)
    • Quando: de setembro a novembro de 2021
    • Para quem: estudantes da rede pública de ensino e jovens atendidos por entidades beneficentes e organizações não-governamentais.
    • Quanto: Gratuito.
    • Inscrições e mais informações: www.ntics.com.br/peclwart

Cronograma de Atividades

    • Workshop de Capacitação: 29 de setembro, com duas opções de horários (9h às 10h ou das 14h às 15h).
    • Abertura e Oficina 1: 20/10, das 9h às 10h ou das 14h às 15h.
    • Oficina 2: 27/10, das 9h às 10h ou das 14h às 15h.
    • Oficina 3: 03/11, das 9h às 10h ou das 14h às 15h.
    • Encerramento e premiação: 17/11, às 16h.

Sobre a Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é uma das maiores do mundo no segmento de rerrefino de óleo lubrificante usado. É também a primeira rerrefinadora da América Latina a produzir óleo básico de alta performance, do Grupo II. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, a Lwart amplia sua atuação e passa a coletar, destinar e transformar, dentro das melhores práticas da economia circular, resíduos pós-consumo do setor automotivo. A Lwart Soluções Ambientais tem uma das plantas mais modernas do mundo para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado. Com sede em Lençóis Paulista (SP), conta com 17 centros de coletas espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 45 mil clientes todos os anos. Seu processo é rastreável e sua atuação segue as mais estritas normas de compliance. Mais informações em www.lwart.com.br.

Sobre a NTICS Projetos

Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios. Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.

Assessoria de Imprensa: Ciléia Pontes / Majuí – Comunicação para a Sustentabilidade

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.