
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizaram, no sábado (06/09), uma ação em Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus) com o objetivo de fortalecer a economia local e apoiar a produção rural. A iniciativa incluiu a entrega de equipamentos, a realização de cadastros para programas de crédito e a distribuição de mudas de café.
Durante o evento, foram entregues 24 aeradores a piscicultores. Esses equipamentos, essenciais para a oxigenação dos tanques de peixe, foram adquiridos através do edital de Doação Onerosa da ADS, que subsidia até 80% do valor, tornando-os mais acessíveis aos produtores.
Fabiana Rocha, uma das piscicultoras beneficiadas, destacou a importância do apoio do governo: “Esse equipamento é uma aquisição bem cara, e, hoje, através do apoio do Estado junto com a ADS, a gente pode conseguir esse bem, com um custo menor, o que nos ajuda a alavancar o nosso setor”. Ela conseguiu adquirir cinco aeradores.
Além disso, a Sepror entregou 300 mudas de café para agricultores locais, uma iniciativa que busca diversificar e fortalecer a produção agrícola no município. O secretário executivo adjunto da Sepror, Ricelli Pontes, reforçou que o objetivo é auxiliar o dia a dia dos agricultores e piscicultores.
Programas de crédito e apoio logístico

A ação também incluiu o cadastramento de produtores no programa +Crédito Amazonas Feirantes, coordenado pela ADS em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).
Leiuza Costa, que trabalha na Feira de Produtos Regionais da ADS em Presidente Figueiredo, participou do evento para buscar o benefício. Ela explicou que o programa é fundamental para ajudar na produção, já que os custos logísticos e de insumos na região são elevados. “O programa nos ajuda muito para produzirmos com mais qualidade”, afirmou.
A diretora do Departamento de Negócios Agropecuários da ADS, Loiana Brito, destacou que a iniciativa é fundamental para fomentar a agricultura familiar e a piscicultura, setores vitais para a economia da região.