
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) iniciou, nesta sexta-feira (25), o projeto “Justiça Verde” em Presidente Figueiredo, a 117 km de Manaus. A primeira ação do projeto envolveu o plantio de 100 mudas nativas da Amazônia nas proximidades do conjunto habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, com a participação de estudantes, membros do Judiciário, empresas e moradores.
A iniciativa visa despertar a consciência ambiental e promover práticas sustentáveis. Outras 400 mudas serão plantadas nas próximas semanas, totalizando 500 mudas. Segundo estimativas do Laboratório de Inovação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade (Liods) do TRT-11, esse volume será suficiente para compensar todas as emissões da Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo nos últimos cinco anos e neutralizar quase 50% das emissões de carbono de todo o TRT-11.
O presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, destacou o compromisso do Tribunal com a preservação da floresta e a construção de um futuro melhor. O projeto “Justiça Verde”, idealizado pelo juiz do trabalho Sandro Nahmias Melo, busca compensar os impactos ambientais da tramitação de processos judiciais, convidando empresas a custearem o plantio de árvores nativas. Para o juiz Melo, “de uma sentença, nasce o verde”, enfatizando o caráter de restauração ambiental e educação cidadã da ação.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira, ressaltou a importância da parceria entre o poder público e o Judiciário, afirmando que a Amazônia deve liderar o exemplo em ações de sustentabilidade. A iniciativa também promove o envolvimento direto de estudantes, proporcionando aprendizagem prática e fortalecendo a educação ambiental.
O projeto “Justiça Verde” está alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a sustentabilidade no Judiciário e contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente os ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima), 15 (Vida terrestre) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Por Jonathan Ferreira