
A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins Rodrigues, está entre as 40 personalidades homenageadas com o prêmio Mãos que Amparam. A honraria, concedida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), reconhece atuações de destaque na defesa e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A entrega da premiação ocorreu nesta quarta-feira (17/12), no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus F. Lopes, anexo à sede do TJAM. O evento marcou a segunda edição da iniciativa que celebra o esforço coletivo em prol da segurança feminina.
Iniciativa de fortalecimento da rede de apoio
Promovido pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), o prêmio foi instituído pela Resolução n.º 36, de 24 de setembro de 2024. O objetivo central é valorizar projetos e boas práticas que contribuem para o enfrentamento da violência no âmbito familiar e fortalecem as instituições de proteção.
Ao ser homenageada, a presidente do TCE-AM reforçou que a pauta da proteção às mulheres é um compromisso inegociável de sua gestão e trajetória pública.
O compromisso da gestão pública com a causa
A conselheira Yara Lins aproveitou o momento para reafirmar seu posicionamento sobre o papel das instituições no acolhimento às vítimas.
“Lutar pelas mulheres é um dever que eu assumo diariamente: como mulher, como gestora pública e como presidente de um órgão de controle. Precisamos garantir que as instituições sejam espaços de respeito, acolhimento e proteção. Sempre farei tudo o que estiver ao meu alcance para contribuir com o bem das mulheres e para fortalecer políticas que assegurem dignidade, segurança e justiça”, afirmou a presidente.
Além da representante do Tribunal de Contas, a cerimônia homenageou autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de membros do sistema de Justiça, forças de segurança, organizações sociais e profissionais da comunicação.











