Preservar ou pagar o preço: Festival de Maués vira alvo de ação ambiental

Técnicos do Instituto vão orientar comerciantes e turistas dos dias 4 a 6 de setembro

Cidade de Maués - Foto: Reprodução/Internet

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) vai promover uma série de ações de educação ambiental durante o Festival de Verão de Maués, que acontece de 4 a 6 de setembro na cidade (a 276 km de Manaus). A iniciativa visa conscientizar turistas e comerciantes sobre o descarte correto de lixo e a preservação de áreas naturais.

A participação do Ipaam atende a uma recomendação da Promotoria de Justiça de Maués, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a ação busca orientar a população para garantir a sustentabilidade do evento, considerado um dos maiores da região. “A proposta é conscientizar os moradores e visitantes. Eles precisam estar devidamente orientados sobre como proceder”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Maués, Lázaro Júnior, explicou que a prefeitura vai colaborar instalando lixeiras em pontos estratégicos do festival para facilitar o descarte correto. Ele destacou que a parceria é essencial para “garantir que este evento ocorra de forma sustentável e responsável”. As orientações incluirão a importância de proteger os ecossistemas locais e a biodiversidade.

Além das atividades no festival, a equipe do Ipaam participará do lançamento da campanha educativa de combate às queimadas em Maués, um problema recorrente na região. A responsável pela Gerência de Educação Ambiental (GEAM) do Ipaam, Therezinha Melo, ressaltou que a iniciativa visa reforçar a importância de práticas preventivas para proteger o meio ambiente.

Assessoria de comunicação: Rafael Seixas e Paulo Lemos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.