
O funcionamento do novo sistema de modal de transporte na capital amazonense está cada vez mais próximo. Nesta terça-feira, 1º de julho, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), deu início à fase de assinatura e entrega dos contratos do sistema complementar. Essa é mais uma etapa da renovação do transporte para oferecer mais conforto e segurança à população.
A vice-presidente do IMMU, Viviane Cabral, explicou o processo de contratação. “Esta é uma importante etapa do início deste novo modal de transporte. O objetivo é melhorar o serviço, especialmente para as zonas Norte e Leste da cidade, mas também para outras áreas de Manaus. Nosso foco é trabalhar cada vez mais para oferecer um ambiente mais harmônico a todos no transporte público”, frisou.
O motorista José Silva de Souza, 55 anos, destacou que o contrato trará melhorias, tanto aos usuários quanto aos trabalhadores do sistema. “É muito importante, porque há muito tempo nós estávamos aguardando pela licitação e, hoje, ela foi concluída. Para nós, é uma satisfação estar assinando um contrato de dez anos com o poder público”, destacou.
A proposta do novo sistema é substituir o serviço alternativo e executivo e integrar o transporte complementar ao sistema público urbano com viagens programadas, frota estabelecida. O passageiro poderá, inclusive, acessar os veículos utilizando o vale-transporte, o cartão do estudante e ainda os cartões gratuidade para Pessoa com Deficiência (PcD). O novo serviço complementar oferecerá transporte mais barato do que o preço do transporte executivo.
Outro benefício que o transporte complementar vai oferecer é a utilização de linhas diretas e também de linhas que atenderão os terminais e as estações. Assim, com uma única passagem, o usuário poderá fazer o deslocamento da maneira que achar melhor por toda a cidade.
Atualmente, o sistema de transporte urbano da capital amazonense atua com três tipos de modais oferecendo o serviço de condução de passageiros: o sistema convencional, que é o utilizado pela grande maioria e circula por toda a cidade, chamado de coletivo; o transporte de micro-ônibus alternativos, que realiza o transporte dos passageiros entre as zonas Norte e Leste; e os executivos, que rodam em todas as áreas da cidade.
Por Álisson Castro / IMMU











