Prefeitura de Manaus apresenta Plano de Potencialização Neuropsicomotora

Foto: Eliton Santos/ Semed

Através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Manaus apresentou o Plano de Potencialização Neuropsicomotora (PPNP) com o objetivo de fomentar uma educação mais inclusiva. O programa une psicomotricidade e neurociência com o objetivo de auxiliar crianças com atrasos motores e cognitivos.

Entre fevereiro e setembro, o PPNP atendeu 565 crianças de 49 unidades escolares, realizando mais de mil intervenções. Essa iniciativa visa transformar a educação infantil, oferecendo suporte especializado para o desenvolvimento integral das crianças.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Júlia Barjona, no bairro São José, zona Leste, é uma das unidades participantes do projeto e se destacou pelo impacto significativo das ações, tornando-se referência no programa. As intervenções contaram com a participação de assessores da “Caravana da Educação Infantil” em atividades que equilibram aprendizado e diversão: Hora do Contrato, que estimula um ambiente seguro e acolhedor; Ginástica da Alegria, com atividades dinâmicas para promover o engajamento; Circuito Motor, que desenvolve habilidades como equilíbrio e coordenação; Hora do Jogo, promovendo brincadeiras livres para fomentar a criatividade; e Volta à Calma, um momento de relaxamento e reflexão.

Os resultados são expressivos: a média de execução do circuito motor reduziu de 57 para 53 segundos, indicando avanços em controle motor e agilidade. Além disso, houve melhorias no equilíbrio, tonicidade e percepção espaço-temporal.

A adesão ao PPNP foi alta, com 78% das crianças participando regularmente. Professores e famílias também desempenharam papel fundamental, com 330 reuniões realizadas para reforçar a integração entre escola e família no processo educativo.

Priscila Lima, mãe de Lorenzo Lima, de 5 anos, uma das crianças atendidas pelo programa no Cmei Júlia Barjona, celebrou os avanços do filho. “O Lorenzo tinha muita dificuldade para se concentrar e interagir com outras crianças. Depois de participar das atividades do PPNP, ele ficou mais confiante e está se desenvolvendo muito bem. Para nós, pais, é gratificante ver como a educação pode realmente transformar vidas”, comentou.

A professora Paula Lopes, que acompanhou as intervenções no Cmei Júlia Barjona, reforça o impacto do programa no dia a dia das crianças. “Percebi uma grande evolução nas habilidades motoras e no comportamento delas. Crianças que antes eram mais tímidas e retraídas passaram a interagir melhor e a participar com mais entusiasmo das atividades escolares”, destacou.

Para Alexandre Romano, coordenador do projeto, o PPNP vai além de um programa pedagógico. “Ele é uma ferramenta transformadora que prepara as crianças para alcançar seu potencial máximo, tanto nos aspectos cognitivos quanto socioemocionais. As atividades planejadas geraram impactos positivos no desenvolvimento técnico das crianças e em sua autoconfiança”, concluiu Romano.

Diante do sucesso, a Prefeitura de Manaus planeja expandir o programa em 2025, consolidando a cidade como referência em inovação educacional e reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva e transformadora.

Por Jordana Rodrigues/ Semed

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.