
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Prefeitura de Itacoatiara (município a 176 quilômetros de Manaus) assinaram, nesta segunda-feira (20/10), um Termo de Cooperação que transfere a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade para o comando municipal.
O acordo visa fortalecer a assistência de urgência e emergência 24 horas oferecida pela UPA, por meio de uma gestão integrada entre as esferas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Compromisso de apoio estadual
Embora a gestão passe para a Prefeitura, o Governo do Estado do Amazonas comprometeu-se a manter o apoio vital para o funcionamento da unidade:
- Recursos Humanos: Apoio na contratação de profissionais de níveis médio e superior.
- Insumos: Abastecimento contínuo de medicamentos e insumos.
- Finanças: Pagamento de contas públicas da unidade.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, enfatizou a importância da colaboração ao assinar o termo com o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim:
“O SUS Amazonas se fortalece quando há a integração entre as esferas administrativas, para que possamos, cada um dentro da sua responsabilidade, prestar um serviço de maior qualidade à população. Vamos continuar mantendo a contratação dos profissionais, tanto de nível médio como superior, e o abastecimento de medicamentos”, afirmou a secretária.
O prefeito Mário Abrahim destacou o compromisso municipal em elevar a qualidade do serviço:
“Queremos garantir aos nossos pacientes um serviço de qualidade. É esse compromisso que estamos assumindo aqui, de oferecer uma saúde fortalecida em Itacoatiara”, ressaltou o prefeito.
A reunião de assinatura do Termo de Cooperação ocorreu na sede da SES-AM, em Manaus, e contou também com a presença do deputado Thiago Abrahim, da secretária de Controle Interno da SES-AM, Kamila Pinheiro, e da secretária de Saúde do município, Franciele dos Santos.