Porque é que Deus é chamado “Pai”?

Foto: Divlgação

A resposta simples é porque é assim que as Escrituras chamam a Deus. Por exemplo, Jesus ensina-nos na oração do Senhor a dirigirmo-nos a Deus como “Pai Nosso que estás nos céus” (Mateus 6:9). No entanto, também é bom e útil investigar um pouco mais profundamente. Quem é Deus e como é Ele? Porque é que as Escrituras chamam a Deus “Pai”?

Jesus, o Verbo, é Deus

João 1:1-2 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava com Deus no princípio.” Por outras palavras, antes da criação, existia Deus e existia o Verbo – ambos são Deus, e, no entanto, são distintos um do outro. João 1:14 diz que “o Verbo se fez carne”, uma referência à encarnação de Jesus, quando Jesus nasceu como homem. Portanto, Jesus, o Verbo, é Deus.

Em João 5, Jesus refere-Se a Si mesmo como “o Filho” e fala também do seu “Pai” (5:19-23), uma referência a Deus (5:18). Então, porque é que Deus é chamado Pai? Porque é isso que Ele é eternamente: Deus é eternamente Pai e eternamente Filho (e também eternamente Espírito Santo, João 15:26).

Trindade

Este ensinamento sobre quem Deus é é chamado de “Trindade“. O termo Trindade é uma palavra útil que se refere ao Deus da Bíblia; é, um único Deus, que existe em três Pessoas distintas.

Portanto, dizer que Deus é Pai não é tecnicamente correto. É melhor dizer que Deus é três Pessoas, uma das quais é o Pai (o próprio Deus é Pai, Filho e Espírito Santo). A Bíblia refere-se ao “Pai” simplesmente porque é isso que Ele é: Ele é o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (Efésios 1:3).

Deus quer ser nosso Pai

No entanto, maravilhosamente, o Pai não é apenas o Pai do Seu Filho, Jesus Cristo. Podemos tornar-nos Seus filhos, ou seja, também podemos chamar a este Deus “nosso Pai”. No Antigo Testamento, quando Deus estava prestes a resgatar Israel da escravidão no Egito, Ele disse: “Assim diz o Senhor: Israel é o meu filho primogénito…” (Êxodo 4:22). Então Deus chama a Israel Seu filho! No entanto, no Antigo Testamento, vemos que Israel não era um bom filho, mas sim um filho rebelde e desobediente (por exemplo, Salmo 106:7106:43Isaías 1:2Ezequiel 2:5).

Portanto, Deus está a reunir um novo povo para Si, incluindo judeus e não judeus (Marcos 12:1-12). Em Gálatas 4:4-7, lê-se:

“… mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.”

Esta é a maravilhosa boa nova do cristianismo. No versículo 3, Paulo começa por dizer que os Gálatas eram escravos deste mundo. Mas então, Deus enviou o Seu Filho (Jesus) ao mundo. Pela Sua morte na cruz, Jesus redimiu um povo para Si e adotou-o na Sua família; isto significa que também são filhos de Deus, tendo Deus como Pai. Podem chamar a Deus “Aba! Pai!”, dado que já não são escravos, mas filhos de Deus.

Esta é uma notícia verdadeiramente gloriosa: que podemos ser justificados diante do Deus que criou os céus e a terra, que nos criou e nos possui, e que podemos chamar-Lhe Pai e ser os seus próprios filhos.

Fonte: https://www.palavrabiblica.net/porque-e-que-deus-e-chamado-pai/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.