População de rua recebe atendimento social e médico em nova ação da Semasc

Ação cidadã reúne Prefeitura, Defensoria e instituições no combate à exclusão social - Foto: Clóvis Miranda e Diego Lima/ Semasc

Na sexta-feira, 13/6, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou mais uma operação de cidadania voltada à população em situação de rua. O objetivo da iniciativa foi garantir dignidade e acesso aos direitos dessa população.

A ação integrada para Pessoas em Situação de Rua (PSR) percorreu a área da Manaus Moderna, no mercado Adolpho Lisboa e feira da Banana, que possuem uma grande concentração de PSRs, com pontos de apoio para realizar um atendimento respeitoso e humanizado para quem mais precisa. A iniciativa contou com a presença das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), além do Fundo Manaus Solidária (FMS) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Helane Moreira, reforçou que o objetivo da ação é promover acolhimento e escuta. “Nossa equipe de abordagem social está sempre mapeando as áreas com pessoas em situação de rua, realizando a escuta, entendendo a situação das pessoas, e oferecendo acolhimento em nossos equipamentos. É muito importante garantir os direitos dessa população, que muitas vezes é invisibilizada”.

Para a presidente do Fundo Manaus Solidária, Viviana Lira, essa ação integrada é importante para garantir o atendimento a essa população e tratamento para os dependentes químicos. “Nós estamos dando continuidade à ação que teve no bairro Compensa, e não é fácil, existem muitos dependentes químicos aqui nessa área, é uma situação bem complicada, mas o Fundo Manaus Solidária está aqui para encaminhar os dependentes químicos que desejam tratamento para os institutos parceiros e que também fazem esse trabalho para resgatar vidas”, destacou a presidente.

O Defensor Público, Thiago Rosas, destacou a importância do trabalho com a população de rua, para garantir humanidade, mesmo com diversas realidades presentes. “O crescimento da população de rua é um problema complexo da cidade de Manaus. Nós temos muitas realidades que trazem as pessoas à rua, o vício é uma delas, mas também têm questões psiquiátricas, as questões familiares, as questões de migração do interior para Manaus, povos indígenas, migrantes, mulheres em situação de violência doméstica, é um complexo de realidades”, informou o defensor.

Durante a abordagem, foram realizadas mais de 50 escutas qualificadas para identificar as necessidades emergenciais, atendimento médico, aferição de pressão e teste rápido com o consultório de rua, além de encaminhamento para instituições parceiras para tratamentos de dependentes químicos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.