“Pelé era jogador globalizado antes mesmo da globalização”, diz Celso Unzelte

Para comentarista esportivo, ex-jogador “ajudou a colocar Brasil no mapa” e, do ponto de vista da arte, é comparável a Da Vinci e Beethoven

Foto: Arquivo pessoal/ Pelé

O jornalista e comentarista esportivo da ESPN Brasil Celso Unzelte avaliou que Pelé foi um “jogador globalizado antes mesmo da globalização”. Em entrevista nesta sexta (30), Unzelte afirmou que o ex-jogador três vezes campeão do mundo ajudou a colocar o Brasil no mapa.

“Ele era um atleta globalizado antes mesmo de existir globalização. Não nos esqueçamos que ele vivia em um país periférico que era o Brasil. Ele ajudou a colocar esse país no mapa a partir de 1958, então realmente o Pelé transcende essa questão do futebol”, disse Unzelte.

Para o também professor universitário e pesquisador do futebol, as novas gerações terão uma noção do que foi o ex-camisa 10 a partir dos registros da sua excelência. “Pelé esteve muito próximo à perfeição”, pontou.

“Ele era um fenômeno comparável a Leonardo Da Vinci, a Beethoven, do ponto de vista da arte. Quem enxerga o futebol como uma arte tem essa noção”, afirmou o jornalista.

“Você não precisa entender ou gostar de futebol para saber quem foi Pelé, como você sabe quem foi Napoleão Bonaparte, Jesus Cristo, o filósofo Sócrates na Grécia antiga”, argumentou Unzelte.

Por Ester Cassavia e Thiago Félix, da CNN

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.