Parque Encontro das Águas avança com obras e promete novo marco turístico para Manaus

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

O prefeito David Almeida inspecionou as obras do Parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus. Com vista privilegiada para a união dos rios Negro e Solimões, o espaço, construído pela Prefeitura de Manaus, promete ser um dos maiores marcos turísticos e culturais da cidade.

Assinado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o projeto é o único no Amazonas a levar sua assinatura e está sendo executado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “O mirante no Encontro das Águas é uma obra fantástica. É uma intervenção de muita técnica e engenharia para garantir segurança e estabilidade. Essa será uma das maiores obras turísticas da história da nossa cidade”, destacou o prefeito, enfatizando o compromisso da gestão em integrar natureza, lazer e identidade amazônica.

As obras seguem em ritmo acelerado, com foco na contenção do talude, etapa crucial para a segurança do terreno. Devido ao regime natural das águas da região, soluções de engenharia de alta complexidade estão sendo aplicadas. “Com o nosso sistema das águas, que num mesmo ano sobe e desce, precisamos aplicar soluções modernas como as estacas-pranchas metálicas e o jet grout, um concreto especial injetado sob pressão que reforça o solo por dentro”, explicou Almeida.

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

A equipe técnica já implantou 166 estacas no nível superior do terreno e planeja instalar mais 111 na parte inferior, próximo ao rio. Este processo exige intensa movimentação de terra para alcançar a cota exata para aplicação do jet grout, garantindo a sustentação da área. Simultaneamente, a prefeitura já realiza a urbanização da parte superior, com a construção de quiosques, drenagem, estacionamento, paisagismo e acessos.

O Parque Encontro das Águas contará com um mirante panorâmico, um museu em forma de oca, restaurante com vista suspensa, trilhas ecológicas, playground, áreas de contemplação, acessibilidade total e espaços para atividades culturais. “Essa é uma obra que vai marcar a história da nossa cidade. Um legado que conecta turismo, natureza e identidade cultural. Estamos trabalhando com responsabilidade e pressa para entregar esse espaço o quanto antes à população de Manaus”, afirmou o prefeito.

A previsão de entrega é para 25 de dezembro de 2025, consolidando o parque como um dos principais cartões-postais do Amazonas e um destino imperdível para moradores e turistas.

Por Emanuelle Baires / Semcom

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.