
A oposição acionou, nesta segunda-feira, 31, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a prisão do general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por prevaricação. O general, contudo, disse que “não tem medo de ser preso”.
Ao todo, 25 parlamentares assinaram a solicitação. No documento, eles mencionam as imagens das câmeras de segurança que foram divulgadas pela CNN Brasil. Nas gravações, o ex-ministro aparece apaisana no Palácio do Planalto, circulando e orientando os vândalos para a saída.
“G. Dias deixou de praticar indevidamente ação de ofício, para satisfazer interesse pessoal”, disseram os parlamentares. A oposição ainda mencionou uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que obrigou o ex-ministro a depor à Justiça– por considerar as gravações “gravíssimas”.
Conforme os parlamentares, o ex-ministro tinha a “obrigação” de proteger o Planalto, mas se revelou “omisso”. A oposição menciona ainda os avisos que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviou para o general, desde 5 de janeiro de 2023, por intermédio do então diretor-adjunto do órgão, Saulo Moura Cunha.
“Gonçalves Dias deveria ter tomado providências imediatas e efetivas no âmbito de suas competências para evitar a materialidade do vandalismo perpetrado na Praça dos Três Poderes, o que ele não fez”, continua a oposição.
Além de ter sido avisado sobre o risco iminente de manifestações, o ex-ministro também pediu que seu nome fosse retirado de um relatório entregue pela Abin a uma comissão do Congresso.
A fraude seria para retirar dos documentos os registros de que o general tinha sido alertado por mensagens enviadas ao seu celular sobre os crescentes riscos de tumulto e de invasões na Praça dos Três Poderes.
Fonte: https://revistaoeste.com/politica/oposicao-pede-prisao-de-g-dias-ex-ministro-diz-que-nao-tem-medo-de-ser-preso/











