
Em uma ação contínua para aprimorar a mobilidade urbana e a segurança no transporte coletivo, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e com o apoio da Guarda Municipal, realizou uma operação na tarde desta terça-feira, 24 de junho. A fiscalização ocorreu na avenida do Turismo, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital. Durante a operação, 15 veículos foram abordados, resultando na apreensão de dois e na autuação de outros dois por diversas irregularidades.
Durante a operação, as equipes de fiscalização identificaram um veículo do modal complementar alternativo realizando transporte de passageiros em itinerário não autorizado pelo IMMU, configurando mudança de rota sem permissão do órgão. A infração compromete a organização do sistema e prejudica o planejamento da mobilidade urbana.
Além disso, o condutor do veículo em questão foi reconhecido por já ter sido flagrado, no último dia 18/6, conduzindo o veículo de placa NOX-1G07, apreendido na ocasião por atuar no transporte clandestino de passageiros por meio de fretamento irregular. A reincidência reforça a necessidade de ações constantes de fiscalização e punição a práticas que colocam em risco a segurança da população.
“Nosso trabalho é diário e segue firme no combate ao transporte irregular. Essas ações visam garantir que o transporte público funcione com qualidade, segurança e dentro da legalidade”, afirmou o chefe de Operações de Transporte do IMMU, Waldir Sousa.
O IMMU reforça que o transporte clandestino compromete o equilíbrio do sistema e pode oferecer riscos aos usuários, por não atender aos critérios de segurança exigidos por lei. A população pode colaborar com denúncias por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Manaus.











