ONU acusa Israel de desafiar ordem da Corte Internacional ao avançar sobre Gaza

Volker Türk, chefe de direitos humanos da organização, contraria decisão da Corte Internacional de Justiça

Austríaco Volker Türk – Foto: Divulgação

O austríaco Volker Türk, alto-comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, declarou que a tomada planejada da Cidade de Gaza por Israel “deve ser imediatamente interrompida” nesta sexta-feira (8).

“Com base em todas as evidências até o momento, essa nova escalada resultará em deslocamentos forçados ainda mais massivos, mais assassinatos, mais sofrimento insuportável, destruição sem sentido e crimes atrozes”, disse Türk em um comunicado.

A decisão de Israel de expandir seu exército desafia uma ordem do Tribunal Internacional de Justiça de 2024 para que o país tome “todas as medidas” para impedir o genocídio em Gaza.

“(O plano do governo israelense) contraria a decisão da Corte Internacional de Justiça de que Israel deve pôr fim à sua ocupação o mais rápido possível, à concretização da solução acordada de dois Estados e ao direito dos palestinos à autodeterminação”, afirmou Türk.

O chefe de direitos humanos pediu que a guerra em Gaza “acabe agora”, permitindo que israelenses e palestinos “vivam lado a lado em paz”.

“Em vez de intensificar esta guerra, o governo israelense deveria concentrar todos os seus esforços em salvar as vidas dos civis de Gaza, permitindo o fluxo total e irrestrito de ajuda humanitária. Os reféns devem ser libertados imediata e incondicionalmente pelos grupos armados palestinos. Os palestinos detidos arbitrariamente por Israel também devem ser libertados imediata e incondicionalmente”, completou.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/onu-diz-que-tomada-da-cidade-de-gaza-por-israel-deve-ser-interrompida/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.