
O processo de iniciação esportiva, que consiste em introduzir as crianças em atividades físicas, é um dos alicerces do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), uma iniciativa governamental. Existem várias modalidades esportivas disponíveis na Vila Olímpica de Manaus, que incentivam o crescimento físico e motor dos atletas participantes do programa.
“A prática regular de esportes já na infância incentiva um estilo de vida ativo e saudável, e no Pelci, temos fomentado cada vez mais atividades que promovam qualidade de vida, contribuindo assim para o desenvolvimento e bem-estar geral desses talentos”, destacou o secretário de estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Atleta de basquete na Vila Olímpica, Vitor Hugo, de 14 anos, tem sido um dos exemplos de desenvolvimento por meio do esporte. Para seu pai, Valdino Alecrim, o Pelci está sendo fundamental para seu crescimento.
“Nós já tínhamos experiência com minha filha mais velha, que foi aluna do Pelci, e então resolvemos matricular ele também. E houve uma mudança muito grande, pois meu filho está há seis meses no basquete e ele não sabia nada, hoje já tem uma certa desenvoltura no esporte”, comentou Valdino Alecrim.
Em modalidades como o futebol, basquete, vôlei e ginástica, as crianças são desafiadas a realizar movimentos precisos que exigem controle do corpo, agilidade e sincronia entre os membros. Essas habilidades motoras são essenciais para atividades cotidianas, como correr e saltar, além de contribuírem para o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
“As atividades do Pelci ajudam a desenvolver a coordenação motora, trabalham habilidades socioemocionais como o trabalho em grupo, porque a maioria das nossas atividades são coletivas. Ou seja, se a criança começar desde agora a trabalhar essas questões, lá na frente ela vai ter uma vida adulta com mais qualidade de vida”, disse o profissional de educação física do Pelci, Ivan Guimarães.