O detalhe pouco falado das visitas da Seas que está reorganizando a assistência social

O objetivo foi orientar sobre uso de recursos federais, planejamento e monitoramento das ações, além de normas e procedimentos - Foto: Divulgação/Seas

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) encerrou o cronograma de 2025 alcançando 35 municípios amazonenses com ações de apoio técnico presencial. A iniciativa, realizada anualmente, tem como foco capacitar gestores e técnicos da rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para a implementação eficaz de políticas públicas.

O ciclo de visitas do ano foi concluído no final de novembro, com atendimentos nos municípios de Parintins e Tabatinga.

Fortalecimento da gestão do Suas

O apoio técnico é um instrumento fundamental da gestão estadual para orientar e monitorar a execução dos serviços socioassistenciais nos municípios. O objetivo principal é aprimorar a rede de atendimento e garantir apoio qualificado às gestões municipais.

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se o monitoramento de metas nacionais, a avaliação de indicadores de gestão e a organização de equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Além disso, as equipes estaduais orientam sobre o uso correto de recursos federais, apoiam o planejamento de ações e esclarecem dúvidas sobre normas e procedimentos.

A equipe responsável pelas visitas é multidisciplinar, composta por técnicos de diversos setores, incluindo o Departamento de Gestão do Suas (DGSUAS), Proteção Social Especial (DPSE), Proteção Social Básica (DPSB), Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan), Coordenação do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, além do Programa Primeira Infância no Suas (Criança Feliz).

Avaliação e impacto nos municípios

A chefe do DGSUAS, Karla Marques, explicou que o trabalho é realizado de forma conjunta entre os departamentos da Seas.

“Além de acompanharmos a gestão do Suas no estado, promovemos capacitações para os trabalhadores que atuam nessa rede. É tudo pensado para tornar a assistência social cada vez mais forte no Amazonas, garantindo a eficiência do sistema e o melhor atendimento às pessoas”, afirmou Karla.

Em Tabatinga, a assistente social do Cras, Mônica Letícia, ressaltou a importância da visita técnica, especialmente para as equipes recém-contratadas.

“Agradeço à Seas por ter enviado essa equipe maravilhosa. Nós estávamos precisando muito, pois começamos uma nova gestão com profissionais contratados recentemente. O apoio técnico deste ano foi de plena importância, pois tiramos muitas dúvidas sobre vários serviços”, destacou a assistente social.

Metas cumpridas e atendimento remoto

Segundo a Seas, a meta de visitas presenciais estabelecida para 2025 foi cumprida com sucesso, respeitando a necessidade e a periodicidade de cada localidade.

Embora o apoio presencial tenha contemplado 35 cidades, o suporte técnico abrange todos os 62 municípios do Amazonas de forma remota. Esse acompanhamento contínuo ocorre por meio de reuniões online, videoconferências, ligações telefônicas e contato via aplicativos de mensagens, além do atendimento às equipes municipais que visitam a sede da secretaria, em Manaus.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.