
Pensados para reforçar os valores do grupo e reduzir os impactos ambientais, os figurinos foram desenvolvidos a partir da técnica upcycling, que reaproveita materiais descartados para criar novos produtos.
A iniciativa reforça a importância da arte como instrumento de transformação social e ambiental. A nova identidade visual terá lançamento inédito neste sábado, em cortejo saindo da sede da CUFA/AM, a partir das 16h30.
Produzidos por meio do projeto Ressignifica: Construindo Visuais Sustentáveis, os 15 novos figurinos do Maracatu Pedra Encantada são exemplos de como a arte pode ser uma grande aliada à sustentabilidade e gerar impactos sociais positivos. Confeccionadas com materiais reaproveitados que foram coletados e adquiridos em brechó, as peças vestem os batuqueiros com propósito e consciência, refletindo os valores do grupo e do projeto.
A escolha por práticas sustentáveis não é novidade: desde o início do grupo, há 9 anos, o Pedra Encantada se destaca pelo visual marcante, composto por saias coloridas feitas de tecidos de sombrinhas descartadas.
“A ideia surgiu bem no início do grupo. Precisávamos de figurino e estandarte, mas não tínhamos recurso, então veio a ideia de utilizar tecidos de sombrinha que são muito descartados nas ruas, aí foi a oportunidade de fazer algo novo e ainda contribuir para a preservação ambiental”, explicou a coordenadora do projeto, Érika Tahiane.
Sob direção do figurinista Adroaldo Pereira, o processo criativo foi baseado na técnica upcycling e utilizou materiais reaproveitados e sobras de tecidos, além de peças adquiridas em brechós de várias zonas da cidade que foram aprovados após longa pesquisa da equipe de produção.
Com características e desenhos que tornam cada peça única e cheia de significado e criatividade, os figurinos apresentam a nova identidade visual do grupo que destaca as cores branca e vermelha. Com mais de 30 anos de experiência como figurinista, e passagens pelo audiovisual, teatro e dança, Adroaldo produziu um conjunto de figurinos e um estandarte que une técnica, sensibilidade e consciência.
“Desde o início, a gente trabalhou nos figurinos com essa ideia de moda circular, de reutilização. Dessa vez a gente quis mudar as cores, pensamos em um figurino todo branco, e fomos à caça dos materiais em vários brechós em praticamente todas as zonas da cidade”, destacou o figurinista.
O público terá a oportunidade de conferir de perto o novo visual neste sábado, dia 7, a partir das 16h30, no cortejo de apresentação que sai da sede da Central Única das Favelas – CUFA/AM, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, 2274, Centro, em direção à Praça Nestor Nascimento, na Praça 14.
Sobre o Maracatu Pedra Encantada
O Maracatu Pedra Encantada existe em Manaus há 9 anos, fortalecendo a cultura do maracatu de baque-virado na região norte do país. Filho da Nação Porto Rico, que há 9 anos preserva a tradição, o grupo destaca-se pelas loas e batuques vibrantes.
Sobre o Projeto Ressignifica: Construindo Visuais Sustentáveis
Iniciativa do Pedra Encantada, com produção de Érika Tahiane e direção de Adroaldo Pereira, com o objetivo de elaborar um novo visual para o grupo, a partir de materiais reaproveitados, destacando o compromisso com o meio ambiente e recursos naturai
Serviço
- O que: Cortejo de lançamento de figurinos sustentáveis do Maracatu Pedra Encantada
- Data: 7 de junho, sábado
- Hora: 16h30
- Local: CUFA/AM
- Endereço: Avenida Joaquim Nabuco, 2274, Centro
- Acesso: gratuito











