
Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) passou a utilizar na capital um novo sistema informatizado que permitiu a realização simultânea de correções em dez Juizados Especiais. Com o objetivo de agilizar o processo e reduzir custos logísticos, o novo sistema permitiu que as dez correções fossem concluídas em apenas três dias, de 12 a 15 de agosto.
Anteriormente, o procedimento de correção era feito em média de cinco dias por vara judiciária, o que impossibilitava a realização de correções simultâneas. O novo sistema já havia sido testado em junho de 2025, em uma correção na comarca de Humaitá.
Conforme a CGJ-AM, o sistema será usado nas correções de varas judiciais e cartórios extrajudiciais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Novo Sistema de Fiscalização
O novo sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJAM, sob a supervisão da CGJ-AM. Seu objetivo é tornar as fiscalizações mais rápidas e eficazes.
A ferramenta também permitirá o armazenamento de informações e o registro do histórico de cada unidade judiciária, além de possibilitar que as próprias varas monitorem seus desempenhos. Com isso, o sistema se torna um recurso valioso para que as unidades alcancem as metas de eficiência estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Assessoria de Comunicação