Novo sistema do TJAM promete encurtar prazos e cortar custos milionários

Novo sistema providencia maior celeridade às fiscalizações e correições empreendidas pela CGJ-AM junto às varas judiciárias do TJAM e cartórios extrajudiciais

Justiça do AM adota ferramenta que revoluciona fiscalizações - Foto: Acervo

Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) passou a utilizar na capital um novo sistema informatizado que permitiu a realização simultânea de correções em dez Juizados Especiais. Com o objetivo de agilizar o processo e reduzir custos logísticos, o novo sistema permitiu que as dez correções fossem concluídas em apenas três dias, de 12 a 15 de agosto.

Anteriormente, o procedimento de correção era feito em média de cinco dias por vara judiciária, o que impossibilitava a realização de correções simultâneas. O novo sistema já havia sido testado em junho de 2025, em uma correção na comarca de Humaitá.

Conforme a CGJ-AM, o sistema será usado nas correções de varas judiciais e cartórios extrajudiciais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Novo Sistema de Fiscalização

O novo sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJAM, sob a supervisão da CGJ-AM. Seu objetivo é tornar as fiscalizações mais rápidas e eficazes.

A ferramenta também permitirá o armazenamento de informações e o registro do histórico de cada unidade judiciária, além de possibilitar que as próprias varas monitorem seus desempenhos. Com isso, o sistema se torna um recurso valioso para que as unidades alcancem as metas de eficiência estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Assessoria de Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.