Novas regras do CFM para publicidade ampliam possibilidades de divulgação do trabalho médico

Foto: Divulgação

Em um mundo cada vez mais conectado, a presença dos profissionais nos meios digitais tornou-se essencial para se destacar diante das inúmeras possibilidades do mercado. Na área médica não é diferente. Por isso, diante do atual cenário tecnológico e globalizado, entrou em vigor recentemente novas regras do Conselho Federal de Medicina (CFM), no que diz respeito à publicidade no segmento.

A resolução 2.336/2023 do CFM entrou em vigor em abril deste ano, depois de um longo período de estudo da comunidade médica. A diretora geral da Afya Educação Médica em Manaus, Suelen Falcão, ressalta que as novas diretrizes acompanham a demanda atual do mercado de trabalho. “Os profissionais, independente da área de atuação, estão utilizando cada vez mais as redes sociais para se destacar e se diferenciar no mercado”, destaca.

As redes sociais, diz ela, quando bem utilizadas podem potencializar carreiras, fortalecendo a imagem, fidelizando pacientes e tornando o profissional referência em determinada área. “É natural nos dias de hoje as pessoas procurarem informações sobre o médico, procedimentos e tratamentos oferecidos. Por isso, a importância de os profissionais estarem inseridos nas plataformas digitais”, afirmou.

Entre os principais pontos da resolução do CFM para a publicidade médica estão o uso de imagens de “antes e depois” de procedimentos e que, agora, podem ser divulgadas, desde que tenham caráter educativo. Nas redes sociais os médicos podem mostrar seu trabalho, os equipamentos que dispõem, preços de consultas, além de realizar ações promocionais. Também podem publicar selfies e repostar depoimentos de pacientes.

Fica permitido ao médico participar de peças publicitárias das instituições e dos planos e seguros de saúde para os quais trabalhe ou preste serviço e divulgar os aparelhos e recursos tecnológicos da sua clínica.

Segundo a médica e estudante de pós-graduação em Dermatologia da Afya Educação Médica, Larissa Câmara, as regras estabelecidas pelo CFM são essenciais para o trabalho, atualmente. “Mais do que nunca o médico precisa estar presente em diferentes plataformas, porque cada uma comunica com um público diferente. Isso para o alcance do trabalho é muito necessário”, frisa.

Ela acrescenta, ainda, que as redes sociais permitem a aproximação com o paciente até para orientá-lo sobre cuidados e prevenção. “É uma maneira de também desenvolver uma parte educativa do trabalho”, explica.

De acordo com Larissa Câmara, para desenvolver um trabalho eficiente nas redes sociais, os médicos também precisam trabalhar habilidades que vão além da técnica da Medicina. “A comunicação, o relacionamento interpessoal, os conhecimentos da tecnologia são primordiais, caso contrário dificilmente terá resultado satisfatório”, observa.

Oportunidade

A diretora Suellen Falcão diz que a Afya, que é referência em pós-graduação no segmento, está atenta às demandas do mercado. “Nosso objetivo é preparar o médico para que possa aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho”.

Em Manaus, a Afya Educação Médica está localizada na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. No local, são oferecidos cursos de pós-graduação na área de Cardiologia, Pediatria, Dermatologia, Neuropediatria, Nutrologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Pediatria Geral, Ultrassonografia e Medicina Intensiva. Os interessados podem entrar em contato pelo site educacaomedica.afya.com.br ou pelos números (92) 3042-0306/ 99222-1977.

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