Nova lei garante cidadania e protagonismo para crianças e adolescentes vulneráveis

Deputado Thiago Abrahim – Foto: Divulgação

Está em vigor a Lei nº 7.701/2025, de autoria do deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil), que institui a política de inclusão social de crianças e adolescentes com sofrimento mental por meio da arte e do esporte no estado do Amazonas.

A iniciativa busca promover cidadania, autoestima e o fortalecimento de vínculos sociais para jovens de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade psicossocial.

“A lei estabelece a criação de oficinas de artes e atividades esportivas em diferentes territórios do estado, com modalidades que vão desde pintura, música, dança, teatro e fotografia até esportes e práticas culturais como capoeira e grafite”, explica Thiago Abrahim.

A nova legislação visa oferecer oportunidades para que crianças e adolescentes desenvolvam talentos, habilidades e encontrem na arte e no esporte caminhos de superação e protagonismo.

“Com a Lei nº 7.701/2025, damos um passo importante para transformar realidades. Queremos que esses jovens encontrem na arte e no esporte não apenas uma forma de expressão, mas também uma ferramenta de inclusão, cidadania e dignidade”, afirmou o deputado.

De acordo com a matéria, os centros de saúde poderão encaminhar os jovens às oficinas, garantindo acompanhamento integral e, quando necessário, encaminhamentos para outros serviços públicos de apoio. Além disso, a gestão será regionalizada e intersetorial, com a participação ativa das comunidades, das famílias e, principalmente, das próprias crianças e adolescentes beneficiados.

“É uma conquista que nasce do diálogo e da sensibilidade para olhar a juventude de forma integral, valorizando suas histórias e oferecendo condições para que sejam protagonistas de suas trajetórias”, concluiu.

Assessoria de comunicação: Luana Dávila

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.