
A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, deu início nesta segunda-feira, 15 de dezembro, a uma capacitação interna para seus servidores. O treinamento é focado nas mudanças trazidas pela recente reforma da previdência municipal, que foi instituída pela Lei Complementar (LC) nº 27, de 19 de novembro de 2025.
Intitulada “Nova Reforma Previdenciária Municipal: entendendo a LC nº 27/2025 e suas aplicações práticas”, a capacitação visa apresentar e esclarecer os principais pontos da nova legislação. O objetivo é garantir o alinhamento normativo e a segurança jurídica nas atividades da autarquia, especialmente na análise dos processos previdenciários e no atendimento ao público.
A diretora de Previdência, Ana Silvia Domingues, destacou a importância da iniciativa para o funcionamento da Manaus Previdência.
“A iniciativa é essencial para o funcionamento adequado da Manaus Previdência diante das recentes mudanças legislativas. Isso reforça o compromisso da prefeitura com a qualificação e excelência na prestação dos serviços previdenciários à população”, explicou Ana Silvia.
Detalhes da formação e público-alvo
A formação será realizada em duas turmas, ambas no auditório do prédio anexo da Manaus Previdência. A programação está organizada da seguinte forma:
- Primeira turma: 15 a 18 de dezembro.
- Segunda turma: 26 a 29 de janeiro do próximo ano.
As sessões ocorrerão no horário das 14h às 17h e contarão com até 60 vagas por turma. A participação é obrigatória para todos os servidores da autarquia.
Visando priorizar o atendimento ao público, a primeira turma é destinada, preferencialmente, aos servidores da área-fim, ou seja, aqueles que atuam diretamente na área previdenciária. Servidores das áreas administrativa e das assessorias também participarão do treinamento, garantindo que toda a equipe esteja preparada para a correta aplicação da nova legislação.
Treinamento estendido a setores de Recursos Humanos
Além dos servidores da Manaus Previdência, o setor de Recursos Humanos de todos os órgãos municipais também será público-alvo do curso. Estes profissionais serão capacitados em janeiro do próximo ano, garantindo que todos os setores atuem em total alinhamento com as diretrizes estabelecidas pela Lei Complementar nº 27/2025.
Por Renata Felix/ MANAUSPREV











