
O advogado Flávio Cordeiro Antony Filho oficializou sua candidatura para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) reservada ao Quinto Constitucional. O registro da inscrição foi realizado na tarde desta quinta-feira (30/10) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), em Manaus.
Flávio Antony protocolou sua candidatura na Central de Atendimentos da OAB-AM acompanhado de sua esposa e filhos. Ele foi recebido com grande apoio de dezenas de advogados de diversas áreas (trabalhistas, previdenciários, tributaristas, criminalistas, eleitorais e consumeristas), que o aclamaram com aplausos e gritos de incentivo.
Em seu pronunciamento, o candidato expressou gratidão:
“Meu sentimento é de gratidão por acreditarem neste projeto, gratidão por acreditarem no meu trabalho. Eu acho que ninguém faz nada sozinho. Se você não tiver pessoas te apoiando, dificilmente os resultados aparecem. Eu estou bem feliz e a responsabilidade aumenta agora com essa quantidade de pessoas que vieram aqui para me apoiar. A gente espera não decepcionar ninguém. Agora é trabalhar atrás de voto.”
Perfil e experiência do candidato
Flávio Cordeiro Antony Filho é natural de Manaus, filho do ex-procurador Flávio Cordeiro Antony e de Adelaide Costa Novo Antony.
- Formação e atuação na advocacia: É graduado em Direito e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pelo Centro Universitário do Norte (UniNorte). Possui longa experiência nas áreas de Direito Civil, Administrativo e Empresarial, com ênfase em Direito Processual Civil.
- Experiência no setor público: Atuou por sete anos como secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Amazonas (cargo do qual foi exonerado para concorrer ao Quinto Constitucional). Também chefiou o Departamento Jurídico da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Manaus e presidiu a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
- Afiliações e honrarias: É membro da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA) e do Instituto dos Advogados Brasileiros. Já foi contemplado com inúmeras medalhas e comendas de mérito.
Entendendo o processo do quinto constitucional
O Quinto Constitucional é uma regra prevista na Constituição Federal que exige que um quinto (1/5) das vagas de desembargador em Tribunais de Justiça estaduais e federais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público.
O processo de escolha do novo desembargador na vaga destinada à OAB-AM envolve as seguintes etapas:
- Votação da classe: A eleição entre os advogados do Amazonas está prevista para o dia 19 de dezembro de 2025. A classe irá escolher seis nomes (três homens e três mulheres) entre os candidatos inscritos.
- Lista sêxtupla: Os seis nomes escolhidos pelos advogados são enviados ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
- Lista tríplice: Os desembargadores do TJ-AM votam na lista sêxtupla e selecionam os três nomes que comporão a lista tríplice.
- Nomeação: O governador do Estado é o responsável por escolher, entre os três nomes da lista tríplice, quem assumirá o cargo de novo desembargador.
Assessoria de comunicação: Shirley Assis
 
			 
		











