
O município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus) recebeu um reforço significativo na área de segurança pública. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) entregou novas viaturas para as polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), além de anunciar a chegada de dois importantes projetos para o município.
A entrega das viaturas, realizada nesta quarta-feira (3), foi conduzida pelo secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, e contou com a presença da prefeita Marina Pandolfo. De acordo com o secretário, as novas viaturas são equipadas com a tecnologia do Sistema Paredão, que inclui câmeras de monitoramento, uma ferramenta moderna para aumentar a eficiência das operações policiais. “A ação já chegou com uma nova viatura, e iremos enviar a segunda viatura da Polícia Militar, esse veículo já vem equipado com tecnologia de câmera de monitoramento no carro”, pontuou Almeida.
Além do reforço na frota, a SSP-AM anunciou a implementação de duas ações estratégicas em Nhamundá. A primeira é um mutirão de atendimento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), com a meta de atender cerca de 2 mil pessoas.
A segunda e mais impactante iniciativa é a implantação do projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac). O programa será inicialmente aplicado em uma escola da rede estadual e em outra da rede municipal. O objetivo do Pesac, segundo o secretário Vinícius Almeida, é aplicar a metodologia das escolas militares para melhorar o ambiente educacional.
“Ele identifica, entre os alunos, aqueles com melhores notas e melhor comportamento. A partir daí é realizada uma integração: colocamos dentro desse projeto toda a metodologia da escola militar. E o mais importante, tem disciplina, e com disciplina o professor consegue ministrar uma aula de qualidade, então melhora o aprendizado daquele jovem dentro da escola”, explicou o secretário.