
Há um ano, o grupo Natura &Co, formado por Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, lançou seu Compromisso com a Vida 2030, um plano de sustentabilidade, que reúne 31 metas com ações concretas para enfrentar alguns dos desafios globais mais urgentes: a crise climática e a proteção da Amazônia; a defesa dos direitos humanos, garantindo a equidade e inclusão em toda a sua rede; e abraçar a circularidade e a regeneração em seus negócios até 2030.
Em evento aberto ao público, a marca reuniu jornalistas e especialistas para apresentar os resultados e desafios do Compromisso com a Vida 2030 e debater caminhos para que as empresas contribuam para a solução de problemas socioambientais.
“APENAS 25% DAS EMPRESAS DA FORTUNE 500 ESTÃO COMPROMETIDAS EM SER NEUTRAS EM CARBONO ATÉ 2030, ENTÃO ESTÁ CLARO QUE O MUNDO AINDA TEM UM LONGO CAMINHO A PERCORRER”, Roberto Marques, CEO e presidente executivo do Conselho de Administração de Natura &Co.
“A crise climática é o desafio decisivo do momento, cabendo também ao setor privado intensificar e impulsionar as mudanças para que os objetivos do Acordo de Paris sejam alcançados. Da mesma forma, questões como equidade e justiça social continuarão a ser apenas uma aspiração enquanto as empresas não se empenharem em garantir a diversidade e a inclusão de forma estrutural, para toda sua rede de atuação. Nosso Compromisso com a Vida é um plano ambicioso, mas sabemos que, com colaboração, criatividade e cuidado, vamos alcançá-lo”, completa o CEO do Natura &CO, Roberto Marques.
Em relação à proteção da Amazônia, além da ampliação do modelo de negócios que hoje permite a preservação de 2 milhões de hectares de floresta em pé, aliada à geração de renda para mais de 7 mil famílias da região, o grupo anunciou o lançamento de uma nova ferramenta de monitoramento da biodiversidade chamada PlenaMata, em parceria com MapBiomas e InfoAmazônia.
O novo portal, construído em colaboração com vários grupos, busca criar um banco de dados centralizado que contribuirá para iniciativas voltadas para conservação e regeneração do bioma amazônico.
“ESTAMOS LANÇANDO UM INSTRUMENTO PARA ENVOLVER SETOR PRIVADO, SOCIEDADE CIVIL, COMUNIDADES LOCAIS E GOVERNOS PARA ARTICULAR O COMBATE AO DESMATAMENTO E INICIATIVAS BEM-SUCEDIDAS DE CONSERVAÇÃO E REGENERAÇÃO”, Tasso Azevedo, fundador da MapBiomas, que participou do painel sobre Amazônia.
“A Amazônia é fundamental para o Brasil, para a América Latina e para todo o mundo. Portanto, cabe a todos nós enfrentar os desafios impostos pela região, que são enormes e complexos. Se queremos mesmo encontrar o caminho para manter a Amazônia viva, precisamos envolver muita gente, de todos os setores, em todo o mundo”, comenta Guilherme Leal, fundador da Natura e co-presidente do Conselho de Administração de Natura &Co e um dos idealizadores da Concertação pela Amazônia.
Por Natasha Olsen/Ciclo Vivo
Saiba mais no link: https://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/natura-co-lanca-plataforma-de-monitoramento-da-amazonia/











