Município de Ipixuna inicia ações do Cidade Empreendedora 2024

O município aderiu ao programa em outubro de 2023, onde atuará até o primeiro semestre de 2024

Município de Ipixuna – Foto: Divulgação

Dando continuidade às atividades de desenvolvimento socioeconômico no município de Ipixuna (1.363 km de distância de Manaus), a prefeitura municipal, em parceria com o Sebrae Amazonas, iniciou uma série de capacitações gratuitas que estão sendo executadas desde o dia 02 de abril na localidade. Inscrições e informações podem ser feitas na Sala do Empreendedor do município.

As primeiras capacitações são voltadas para inclusão produtiva e sustentabilidade, com cursos de adubação de hortaliças, agente ambiental, adubação em frutífera industrial, melhoramento de churrasquinho, doces e salgados e tortas e sobremesas. As atividades fazem parte do desdobramento dos alinhamentos que foram realizados entre o corpo técnico do Sebrae-AM e o secretariado municipal. O município aderiu ao programa em 2023 e atuará até o primeiro semestre de 2024.

Com 24.311 pessoas residentes no município, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), Ipixuna possui 1,3 mil pequenos negócios, segundo o DataSebrae (março de 2023). Além da localidade apresentar um forte potencial empreendedor, o programa tem impactado positivamente a população e as empresas melhorando serviços do Sebrae-AM já existentes na localidade, como a Sala do Empreendedor, como aponta a prefeita Maria Oliveira. “O Município tem dado continuidade aos trabalhos relacionados ao Programa Cidade Empreendedora. Foi um grande acerto trazermos o Sebrae para a cidade, visto que, através da Sala do Empreendedor, o município já realizou ações em diversas áreas. Nas capacitações já foram ofertados uma variedade de cursos”, explica a prefeita.

Foto: Divulgação

A Sala do Empreendedor no município realizou uma série de atividades, como: abertura ou baixa de MEI, ME e EPP, Emissão de CND, Emissão de Guia de Pagamento mensal do MEI (DAS), Orientações para autônomos, visitas a empresas e diversas outras atividades. Além disso, a Sala realizou ações de crédito, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Para o gestor do projeto de Atendimento Territorial do Juruá do Sebrae-AM, Leonardo Almeida, o Cidade Empreendedora está atuando no município visando acelerar o desenvolvimento socioeconômico. Até o momento, perto de 50% das ações do programa já foram executadas. “Tivemos um saldo muito positivo das ações que o programa executou no município no ano passado. Agora, estamos trabalhando para dar seguimento às ações para 2024, serão diversas capacitações e atividades”, informa o gestor.

O programa já realizou cursos de Panificação, Doces e Salgados, Tortas e Sobremesas, Atendimento ao Cliente, Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos, Cooperativismo e Associativismo, Boas Práticas da Fabricação da Farinha de Mandioca, Adubação em Frutíferas, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Noções Básicas de Georreferenciamento, Legislação Urbana e Meio Ambiente, Operador de Máquinas Pesadas, Mecânica de Máquinas Pesadas entre outras.

Assessoria de Comunicaçao

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.