Economia Mulheres, jovens e indígenas ganham protagonismo em projetos que geram renda no...

Mulheres, jovens e indígenas ganham protagonismo em projetos que geram renda no Norte

Foto: Divulgação

O Instituto Hermanitos encerrou o ano de 2025 consolidando sua missão de transformar a realidade de refugiados e migrantes no Amazonas e em Roraima. Através de um ecossistema de acolhimento e capacitação, a instituição promoveu a autonomia de milhares de pessoas que buscam um recomeço digno em solo brasileiro. As frentes de atuação abrangeram desde a formação profissional e o empreendedorismo até a integração cultural, garantindo que a inserção desses grupos ocorra de forma estratégica e humanizada.

Legado de inclusão

O balanço das atividades revela o alcance das ações desenvolvidas ao longo do último ano. O esforço coletivo permitiu que os serviços chegassem a diversos perfis de beneficiários, resultando em números expressivos para a Região Norte.

  • Mais de 2,4 mil pessoas receberam orientações sobre o mercado de trabalho e legislação nacional.
  • Apoio direto para 1.338 pessoas na elaboração ou atualização de currículos profissionais.
  • Inserção de 516 trabalhadores em vagas formais de emprego com carteira assinada.
  • Interiorização de 479 migrantes para outras cidades brasileiras com vaga garantida.
  • Suporte com insumos e materiais para 110 empreendedores fortalecerem seus negócios.

Formação profissional

A qualificação técnica foi um dos pilares para viabilizar a geração de renda. Mais de 810 participantes concluíram cursos em áreas como Gastronomia e Manipulação de Alimentos, Vendas e Português para Estrangeiros. Além disso, 316 pessoas obtiveram auxílio para regularizar documentos essenciais, incluindo a segunda via do CPF, Carteira de Trabalho e a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM).

O suporte também incluiu o cuidado com a mente e o comportamento. Cerca de 180 pessoas participaram de oficinas sobre educação financeira e habilidades comportamentais, enquanto 150 imigrantes contaram com apoio psicossocial em rodas de conversa.

Projetos para mulheres

O protagonismo feminino recebeu atenção especial em 2025 com iniciativas que respeitam a diversidade étnica e geracional. O projeto “Tida Warao” capacitou 20 mulheres indígenas da etnia Warao, valorizando saberes tradicionais da Venezuela. Outro destaque foi o “Somos Mais”, focado em mulheres venezuelanas com mais de 50 anos, que frequentemente enfrentam barreiras extras no mercado de trabalho.

A jornada empreendedora continuou com o “Mujeres Fuertes”, atendendo mães-solo e chefes de família em Manaus e Boa Vista, totalizando 150 beneficiadas. Já na área tecnológica, o “Chicas Digitais” introduziu 18 jovens mulheres ao universo da programação e da Inteligência Artificial (IA).

Protagonismo juvenil

A juventude também encontrou espaço para crescimento com os projetos “Jovens em Ação” e “Jovens Criadores”. No total, 109 jovens, incluindo indígenas Warao, passaram por jornadas de capacitação técnica e socioemocional voltadas ao primeiro emprego e à inovação sustentável. As criações desses jovens foram apresentadas em feiras no salão do Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (SINE/AM) e no Shopping do Artesanato.

Mercado formal

Para ampliar as oportunidades, o Hermanitos lançou o “Hub Amazonas – Fórum Empresa com Refugiados”, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Pacto Global da Rede Brasil. Atualmente, a rede conta com 17 empresas parceiras que já viabilizaram mais de 360 contratações na região.

“Cada número representa uma história e um recomeço. Nosso compromisso vai além do acolhimento imediato. Buscamos criar caminhos reais para a autonomia, a geração de renda e a integração digna de pessoas refugiadas e migrantes nos territórios onde atuamos. Os resultados de 2025 mostram que, quando há articulação, confiança e investimento social, o impacto é transformador”, afirmou Tulio Duarte, diretor-presidente do Instituto Hermanitos.

Nova oportunidade

A estratégia de interiorização, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no âmbito da Operação Acolhida, seguiu como uma ferramenta de sucesso. Em 2025, 412 profissionais foram realocados de forma segura e gratuita para outras regiões do país, acompanhados por 345 familiares, somando 966 pessoas beneficiadas por essa política pública.

O Instituto Hermanitos reafirma seu papel como agente de mudança na Amazônia, unindo acolhimento e suporte prático para que a migração seja sinônimo de desenvolvimento e dignidade humana.

Saiba mais em: www.hermanitos.org.br.

Up Comunicação Inteligente

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.