MPAM instaura procedimento para fiscalizar Conselho do Idoso em Barreirinha

Ação visa averiguar funcionamento do órgão colegiado, voltado para o financiamento de ações e programas para a população idosa

Foto: Matthias Zomer/Pexels

Com o objetivo de garantir a defesa dos direitos da população idosa, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Barreirinha, instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar continuamente a existência e manutenção do Conselho Municipal do Idoso e de seu respectivo fundo na cidade.

A ação leva em consideração que o Fundo do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso visa a financiar o desenvolvimento de programas e ações com foco na população idosa. O intuito é assegurar os direitos dessas pessoas, fomentando e fortalecendo sua autonomia, inclusão e participação ativa na sociedade.

No despacho, de autoria da promotora de Justiça Anne Caroline Amaral, solicita-se, inicialmente, à Secretaria Municipal de Assistência Social que informe se existe ou não um Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e um respectivo fundo.

Os Conselhos Municipais do Idoso são órgãos colegiados, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, criados para defender os direitos da pessoa idosa em âmbito municipal. O objetivo é atuar na formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas voltadas para o bem-estar e qualidade de vida dessa população, conforme estabelecido pelo Estatuto do Idoso.

Por Graziela Silva

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.