
A Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), situada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, comunica que interromperá os procedimentos obstétricos e cirúrgicos no período de 15 a 26 de maio. A interrupção será necessária para a troca do telhado da unidade. A expectativa é que o serviço seja restabelecido no dia 27/5.
A diretora da MMT, enfermeira obstetra Núbia Cruz, salienta que a suspensão inclui a realização de partos normais e cesarianos e os demais procedimentos cirúrgicos, como vasectomias, laqueaduras e assistência aos abortamentos espontâneos.
Outros atendimentos, como o Posto de Coleta de Leite Humano, o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), as consultas do Ambulatório Canguru 3ª Etapa e de Planejamento Reprodutivo seguirão acontecendo de forma habitual.
Também seguirão em funcionamento o complexo de cuidados intermediários e intensivos – Utin/UcinCo/UcinCa – e o alojamento conjunto (pós-parto).
“Estamos passando por uma grande obra de readequação de nossa estrutura física e a interrupção temporária dos atendimentos obstétricos e cirúrgicos é necessária para não expor usuárias e servidores a nenhum risco”, explica Núbia, destacando que o telhado antigo será completamente removido para a instalação de nova estrutura totalmente adequada às normativas de qualidade e segurança no atendimento aos pacientes.
A diretora reforça que as cirurgias de vasectomia e laqueadura que estavam agendadas para o período serão remarcadas para datas próximas e que, para viabilizar a suspensão dos atendimentos obstétricos, foi realizado alinhamento tanto com a rede de maternidades do Estado quanto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), para os atendimentos e transferências que se fizerem necessários.
Por Marcella Normando/MMT/Semsa











