
A Motorola retomou o segundo lugar de marca de celular mais usada no Brasil segundo dados da consultoria de mercado Statcounter. A companhia briga mês a mês com a Apple pelo top 2, enquanto a Samsung continua isolada no topo do ranking.
Segundo dados da Statcounter com fechamento em junho deste ano, a Motorola obteve 18,85% de market share (participação de mercado), um aumento superior a 0,6 ponto percentual em relação ao período homólogo — ou seja, junho do ano passado.
Embora a Motorola não esteja lançando tantos modelos em 2024, a marca — que pertence à Lenovo desde 2014 — revelou ter vendido mais de 200 milhões de Moto G ao redor do mundo. Além disso, seus dispositivos premium (linhas Edge e Razr) “passaram a ser mais consideradas” pelos consumidores. Talvez isso explique o fôlego da marca no Brasil.
Por outro lado, a Maçã perdeu fatia de mercado durante os últimos 12 meses: começou com 18,01% e terminou com 17,32%. Sendo assim, quem chega próximo à Apple é a chinesa Xiaomi , que escalou seus 15,65% de participação.

Samsung permanece no topo
Enquanto dezenas fabricantes brigam lá embaixo, a Samsung olha tudo por cima: a sul-coreana fechou junho deste ano com 35,66% de market share somente no Brasil, o que é impressionante. No entanto, vale destacar que houve um decréscimo de um ponto percentual em relação a junho de 2023, quando ela estava com 36,66%.