Mostra “Manaus, Aqui Tem SUS” destaca 20 experiências inovadoras na saúde municipal

Foto: Divulgação/Semsa

No segundo dia da 3ª edição da Mostra “Manaus, Aqui Tem SUS”, realizada nesta quarta-feira (19/3), foram apresentadas 20 experiências exitosas selecionadas para o evento. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e busca valorizar e compartilhar boas práticas implementadas na rede municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento, iniciado na terça-feira (18/3) na Universidade Nilton Lins, zona Centro-Sul, segue até quinta-feira (20/3) sob a coordenação da Escola de Saúde Pública (Esap/Semsa). Seu principal objetivo é criar um espaço para troca de experiências entre servidores e fomentar a disseminação de metodologias inovadoras aplicadas na gestão e na prestação de serviços de saúde.

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, médico Djalma Coelho, acompanhou as apresentações e ressaltou a importância da Mostra como um mecanismo de valorização dos servidores e suas iniciativas. “O SUS é construído de forma participativa, envolvendo usuários, trabalhadores e gestores. A Mostra é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde, promovendo soluções inovadoras que podem ser replicadas em outros serviços e territórios”, destacou.

As 20 experiências apresentadas foram avaliadas por três especialistas externos, que analisaram os trabalhos com base em critérios como relevância, alinhamento às diretrizes do SUS, inovação, aplicabilidade e resultados alcançados. Segundo a diretora da Esap, Karina Cerquinho, a seleção para as apresentações orais foi feita entre mais de 100 inscrições, abrangendo temas como judicialização da saúde, educação e gestão de serviços de saúde.

Entre os trabalhos apresentados, a médica pediatra Brisa Rocha, da Maternidade Moura Tapajóz, expôs a experiência “Campo fenestrado e promoção do contato pele a pele na cesariana”, que visa facilitar a aproximação entre mãe e bebê na primeira hora de vida, mesmo em casos de parto cesáreo. “A Mostra é essencial para conhecermos e compartilharmos iniciativas que humanizam o atendimento no SUS”, afirmou.

Outra experiência de destaque foi a “Atuação da Câmara de Resolução Extrajudicial na Redução da Judicialização da Saúde em Manaus”, apresentada pelo farmacêutico André Vinycius Cunha Pereira. A iniciativa, implementada em 2023, busca evitar a necessidade de ações judiciais para obtenção de consultas, exames, medicamentos e outros serviços do SUS. “Nosso trabalho visa solucionar as demandas antes que cheguem ao Judiciário, trazendo agilidade para os pacientes e reduzindo custos”, explicou André.

A Diretoria de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) também apresentou um estudo sobre a segurança do paciente nos serviços de saúde da capital entre 2016 e 2023. O trabalho “Estratégias de vigilância sanitária para a segurança do paciente nos serviços de saúde de Manaus” foi exposto por Maria do Carmo Leão e sua equipe.

O evento será encerrado nesta quinta-feira (20/3) com uma exposição de banners durante a manhã, destacando as 100 experiências mais bem classificadas. No período da tarde, ocorrerá a premiação das melhores apresentações orais, que representarão Manaus na 6ª Mostra Amazonas Aqui Tem SUS. Os trabalhos selecionados ainda concorrerão a vagas para a 20ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, reforçando o compromisso da cidade com a inovação e a melhoria dos serviços de saúde pública.

Por Eurivânia Galúcio/Semsa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.