Mostra Cultural celebra ensino de inglês para crianças ribeirinhas em Manaus

Projeto “English For Kids” fortalece aprendizado de alunos do Ensino Fundamental na zona rural - Foto: Eliton Santos/ Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na quinta-feira, 25 de setembro, a Mostra Cultural do projeto “English For Kids”. O evento aconteceu na Escola Municipal José Sobreira, localizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Rio Negro, zona rural da capital.

A iniciativa visa fortalecer o aprendizado da língua inglesa entre os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), abrindo espaço para que professores apresentem atividades inovadoras e engajem a comunidade escolar.

Coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) e pela Divisão de Ensino Fundamental (DEF), a ação reforça o compromisso da Semed em oferecer experiências pedagógicas significativas e de qualidade, promovendo o protagonismo estudantil.

Segundo a gestora da escola, Maria Ozenilda de Lima, o projeto existe na unidade desde 2018 e tem sido crucial para o desenvolvimento das crianças ribeirinhas.

“O projeto ‘English For Kids’ possibilita que as crianças aprendam a base da língua inglesa. Isso faz toda a diferença quando chegam ao Ensino Fundamental 2, já que avançam com um conhecimento prévio… Elas não ficam atrás dos estudantes da zona urbana”, declarou Maria.

O professor Daniel Castro, responsável pelo projeto na escola, destacou a importância da abordagem lúdica.

“O projeto é muito importante para nossos alunos, pois representa o primeiro contato deles com a língua inglesa. As crianças aprendem de forma lúdica, por meio de brincadeiras, contagens e jogos. Trabalhamos de maneira didática, o que também favorece a construção de amizades e o desenvolvimento da empatia,” afirmou o professor.

Participação e valorização do Ensino de Inglês

Foto: Eliton Santos/ Semed

A Mostra Cultural contou com apresentações de dança indígena das Escolas Municipais Paulo Freire e Ebenezer, além da participação de professores e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A pesquisadora Juliana Reichert Assunção Tonelli, da UEL, especialista em ensino-aprendizagem de línguas para crianças, ressaltou o valor do projeto, já que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) só torna o inglês obrigatório a partir do 6º ano.

“Defendo desde os anos 90 a importância do inglês na Educação Infantil… Projetos como este são tão valiosos. Eles ampliam o aprendizado, favorecem o desenvolvimento das crianças e garantem igualdade de oportunidades, inclusive para comunidades ribeirinhas. É uma iniciativa de ponta e motivo de gratidão,” ressaltou Juliana.

O impacto do projeto é sentido diretamente pelas famílias. Patrícia Maciel, mãe do estudante João Vitor Maciel, de 9 anos, expressou sua gratidão, ligando o aprendizado ao futuro do filho.

“Para mim, este projeto é muito importante para a vida do meu filho, porque ele sonha em ser jogador de futebol, e, como muitos jogadores vão para o exterior, aprender inglês desde criança será uma grande vantagem para ele. Ter essa oportunidade não tem preço, e eu agradeço à Semed por proporcionar iniciativas como essa”, enfatizou a mãe.

Assessoria de comunicação: Jorgiane Castinares/ Semed 

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