Mitologia grega ganha vida em mostra de artes da ABA com mais de 800 visitantes

De Ulisses a Hércules, personagens ganham vida em projetos desenvolvidos por frequentadores da instituição e destacam coragem, ética, amor e justiça

Mostra de artes virtuais e digitais da ABA – Foto: Divulgação

A Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA) exibiu, entre os dias 15 e 16 de agosto, a primeira edição de 2025 de sua Mostra de Artes Visuais e Digitais. O evento, que contou com a presença de aproximadamente mais de 800 pessoas entre frequentadores e ex-frequentadores da instituição, monitores, educadores e visitantes, teve como foco a mitologia grega.

Organizados em grupos, os participantes desenvolveram projetos em diferentes linguagens artísticas e tecnológicas. Na área de artes digitais, por exemplo, criaram figurinos, peças de adorno, pulseiras e brincos inspirados em elementos simbólicos da cultura grega. No segmento de audiovisual, produziram vídeos que abordaram temas como a trajetória de Ulisses, a Grécia Antiga e Os Doze Trabalhos de Hércules –conjunto de tarefas árduas impostas ao herói grego como penitência por um crime que ele cometeu. Já na área de programação, as crianças e os adolescentes elaboraram jogos interativos baseados em mitos clássicos, unindo criatividade, conhecimento histórico e habilidades digitais.

Mostra de artes virtuais e digitais da ABA – Foto: Divulgação

“Acumulamos muitas vivências e aprendizados ao longo de mais de 30 anos de atuação da Associação e, neste semestre, decidimos trabalhar com um repertório rico e simbólico para apresentar alguns mitos, heróis e deuses poderosos da mitologia grega”, disse Rose Oliveira, diretora da ABA, explicando que a escolha do tema também surgiu com o objetivo de provocar reflexões sobre valores universais. “Com isso, conseguimos explorar, por meio de narrativas atemporais, questões como medo, coragem, persistência, ética, justiça, amor e as consequências de cada escolha que fazemos. São temas que dialogam diretamente com o desenvolvimento humano e com o nosso cotidiano”, destacou.

Mostra de artes virtuais e digitais da ABA – Foto: Divulgação

Para Rose, a realização da mostra foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. “Tivemos a oportunidade de nos aprofundar em habilidades importantes, como a leitura, o pensamento crítico, a empatia e a compreensão de diferentes contextos culturais. Além disso, a mitologia grega oferece inúmeras possibilidades de conexão com as artes visuais, digitais e audiovisuais, estimulando a criatividade e a expressão individual”, destacou. Segundo ela, apesar de desafiador, o tema despertou grande curiosidade e engajamento entre os participantes, proporcionando descobertas e ampliando o entendimento histórico das crianças e dos adolescentes.

A ABA

Localizada na comunidade Santa Rita, zona leste de São Paulo, a Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros contribui, por meio de ações socioeducativas, com a educação e o desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e idosos da região em situação de vulnerabilidade social. A instituição mantém um acompanhamento constante dessas pessoas com o objetivo de auxiliá-las no processo socioeducacional e no desenvolvimento para o mercado de trabalho. Desde a sua fundação, em 1994, a ABA já atendeu a mais de 10 mil crianças e adolescentes.

Sobre a Allianz Seguros

No Brasil há 120 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e está presente em todo o território nacional, por meio de 56 filiais, além de 50 assessorias e mais de 30 mil corretores de seguros em todo o país.

Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há mais de 30 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 10 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 11 milhões de pessoas.

Agência Virta

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.