Ministros do STF, STJ e TSE não revelam quem pagou suas despesas em evento de Londres

Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, entre outros, foram para a Inglaterra nesta semana

Ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes durante sessão no STF - Foto: Nelson Jr/STF

Três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), cinco do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e três do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não revelaram quem pagou as suas despesas para o I Fórum Jurídico Brasil de Ideias, em Londres. A informação foi publicada pelo jornal O Globo, que não obteve resposta aos questionamentos feitos às cortes.

Também participaram do evento, que aconteceu entre 24 e 26 de abril, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

De acordo com O Globo, os magistrados e os membros do governo Luiz Inácio Lula da Silva participaram de painéis como “mecanismos de aprimoramento do processo eleitoral” e “riscos e benefícios da inteligência artificial para as eleições e a indústria do Brasil”.

Do STF, participaram os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Do STJ foram Mauro Campbell, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Luiz Felipe Salomão e Antonio Saldanha, além de André Ramos, que é do TSE.

O Globo perguntou ao governo quem arcou com as despesas dos membros da administração Lula, que respondeu que eles viajaram “a convite do diretor da revista Consultor Jurídico, Márcio Chaer, na condição de palestrante do 1º Fórum Brasil de Ideias”. Porém, não informou quem pagou as despesas. Já as assessorias do STF, do STJ e do TSE informaram apenas que os gastos não foram suportados pela União.

Ministros ficaram em hotel em Londres com diária de R$ 6 mil

Os participantes tiveram despesas pagas, como hospedagem e passagem de avião, para participar do evento, realizado no luxuoso hotel The Peninsula, próximo ao Palácio de Buckingham, com diárias que custam pelo menos R$ 6 mil.

As equipes dos ministros Lewandowski, Messias e Andrei Rodrigues deram ao jornal uma mensagem padrão. “A viagem foi sem ônus para União, tendo a organização do evento custeado passagem, em voo comercial, e hospedagem”, informaram.

Nem o governo federal e nem o Judiciário deram detalhes sobre quem seria o financiador das despesas da viagem à Inglaterra. Já o fórum teve como um dos patrocinadores o grupo FS Security, de Alberto Leite.

O evento foi promovido pelo Grupo Voto, da diretora-executiva Karim Muskulin. Ambos são críticos ao STF . Em nota, a empresa informou que “realiza uma agenda anual de fóruns nacionais que também inclui missões internacionais”. “Todas as ações são viabilizadas por um grupo diverso de grandes empresas”, afirmou.

Responsável pelo convite aos brasileiros, Chaer também não esclareceu quem pagou as despesas dos ministros do STF, do STJ e do TSE e disse que não devia “satisfação alguma” ao O Globo.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) disse que solicitou informações sobre os gastos dos membros do governo e das Cortes superiores.

“Solicitarei via Lei de Acesso à Informações se os gastos para a viagem dos Ministros do STF, STJ e TSE juntos dos ministros e aliados de Lula a um evento em Londres foram arcadas com dinheiro público”, escreveu no Twitter. “Precisamos de transparência e o real motivo dessa viagem e desses encontros.”

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/ministros-do-stf-stj-e-tse-nao-revelam-quem-pagou-suas-despesas-em-evento-de-londres/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.