
Com a presença de várias autoridades locais, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) inaugurou, no final da manhã desta sexta (07/11), a nova sede da Promotoria de Justiça do Careiro Castanho Dr. Antônio Guedes da Silva. A inauguração fortalece a presença institucional no interior do estado e amplia o acesso da população aos serviços do órgão.
Antes instalada em uma sala anexa ao Fórum local, a Promotoria passa agora a funcionar na avenida Adail de Sá, nº 15-C, no Centro. O novo espaço foi planejado para oferecer melhores condições de trabalho aos membros e servidores e garantir um atendimento mais acolhedor, eficiente e humanizado à população careirense. A inauguração da nova sede integra o projeto “Sedes Próprias” — ação prioritária da atual gestão, voltada à modernização e valorização da estrutura física do MPAM em todo o Amazonas.
Estrutura moderna
A nova sede foi projetada para proporcionar mais privacidade aos cidadãos, que agora podem buscar o Ministério Público para registrar demandas, denúncias ou solicitar orientações sem constrangimento, em um espaço adequado e reservado. A PJ conta com recepção, gabinete, sala de apoio administrativo, além de uma sala multifuncional.
A entrega da nova unidade representa mais um passo no processo de interiorização do MPAM e reforça o compromisso da instituição com a defesa dos direitos da sociedade e a promoção da Justiça em todos os municípios do Amazonas.
A valorização do interior
Durante a cerimônia de inauguração, a procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Albuquerque destacou que a nova sede reafirma o compromisso do MPAM com a cidadania e com a valorização do interior.
“Acredito fielmente que o Ministério Público do Amazonas, ao inaugurar, hoje, mais um prédio, se fortalece ainda mais enquanto instituição. Muito mais do que uma conquista material, este prédio representa o fortalecimento de uma casa que tem como missão primeira acolher a todos, independentemente da classe social, credo, cor, prestígio político ou econômico. Maior do que esta obra é o enorme desejo de servir, dos membros do MPAM, no combate à corrupção, na defesa do patrimônio público, da moralidade, da equidade e da ética”, declarou a procuradora-geral.
Emocionada ao falar ao público presente, a filha do homenageado, que dá nome à nova sede, agradeceu a lembrança e destacou, em seu discurso, o legado de dedicação e ética do pai ao Ministério Público e à sociedade careirense. “Meu pai dedicou a vida à Justiça e à defesa do cidadão. Ver o nome dele eternizado nesta sede é uma homenagem que representa não apenas o reconhecimento ao seu trabalho, mas também o compromisso do MPAM com os mesmos valores que ele sempre defendeu”, afirmou.
A prefeita do município, Mara Alves de Lima (Republicanos), também ressaltou a importância da nova estrutura para o atendimento à população. “Esse espaço acolhedor representa um grande avanço para o nosso município. Muitas pessoas precisam desse serviço e, com essa nova sede, terão um atendimento mais próximo, humano e resolutivo”, comentou.
Além da PGJ Leda Mara Albuquerque e do subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, André Virgílio Belota Seffair, participaram da inauguração os promotores de Justiça Paulo Beriba e Daniel Amazonas, ex-titulares da Promotoria; o atual promotor do município, Eric Nunes Machado; secretários municipais, vereadores, advogados, representantes das igrejas Católica e Assembleia de Deus e as polícias Civil e Militar.
Por Elvis Chaves











