Médicos e Apae Manaus dão largada no projeto que vai mudar a vida de crianças com TEA

Voluntários da saúde e Apae Manaus unidos para garantir o esporte seguro a jovens autistas – Foto: Divulgação

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus) realizou neste sábado (1º de novembro) um importante atendimento médico voluntário para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação faz parte dos preparativos para o início das atividades esportivas do Programa TEAtivo, uma iniciativa do Governo Federal via Ministério do Esporte.

A prioridade da ação foi garantir a segurança e o acompanhamento adequado dos participantes para a prática de esportes, especialmente a natação.

  • Voluntários da Saúde: O atendimento contou com a participação dos médicos Melqui Cardoso e Rafaela Medeiros, além do acadêmico de Medicina Lucas Barbosa.
  • Procedimentos: O foco principal foi a realização de exames de pele para liberação e acompanhamento da modalidade de natação.
  • Triagem: Os cinco professores de Educação Física do programa realizaram triagens completas, incluindo anamnese, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e aferição da pressão arterial.

O trabalho foi coordenado pela gerente administrativa da Apae Manaus, Fabíola Benevenuto, com o apoio da coordenadora dos profissionais, Luana Murielle.

TEAtivo: esporte para inclusão

A iniciativa integra os preparativos para o início de atividades esportivas que atenderão até 30 alunos por modalidade na capital. O Programa TEAtivo oferece quatro opções: natação, atletismo, futsal e capoeira.

O Programa TEAtivo 2025 é uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Apae Brasil, financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Ele promove inclusão social, desenvolvimento motor e qualidade de vida, sendo a Apae Manaus a referência na região Norte.

O impacto social e a emoção das famílias

A ação voluntária foi elogiada pelas mães e pela diretoria, que destacaram o valor da inclusão.

A presidente da Apae Manaus, Ione Tôma, ressaltou a importância: “Esse apoio voluntário dos médicos é fundamental para garantir que crianças e adolescentes autistas tenham acesso seguro às atividades esportivas. O TEAtivo proporciona inclusão, desenvolvimento motor, socialização e mais qualidade de vida.”

A mãe de Enzo Gabriel, de 7 anos, dona de casa Solange Soares Batista, expressou sua alegria: “Estou muito feliz porque meu filho vai participar desse projeto. Eu creio que ele vai melhorar 100%. Essa é a primeira vez que ele vai entrar na natação. Esse projeto vai crescer muito e ajudar muitas crianças e famílias no Amazonas.”

Os médicos voluntários, como Rafaela Medeiros, enfatizaram a importância de levar atendimento humanizado a pessoas que frequentemente enfrentam dificuldades de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Corpo técnico e voluntariado

Os professores responsáveis pelas atividades são Fabíola Santos (natação), Pedro de Oliveira (futsal), Fabrício Freitas (atletismo) e Dimicilia Colares (capoeira), todos sob coordenação técnica de Luana Murielle.

Profissionais ou pessoas que desejam realizar trabalho voluntário na Apae Manaus podem procurar a sede da instituição, localizada no Conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10 de Novembro, das 7h às 16h.

Assessoria de Comunicação: Claudia Barbosa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.