
Manaus celebra, há dez anos, o Bloomsday, um dia dedicado a Leopold Bloom, protagonista de “Ulisses”, obra-prima do escritor irlandês James Joyce. A comemoração acontece com um sarau no dia 18 de junho, às 19h, na Casa Som Amazônia, localizada na Rua Neves da Fontoura, 138 – Adrianópolis.
O evento insere-se no contexto das efemérides literárias globais conhecidas como Bloomsday, em referência ao personagem Leopold Bloom, protagonista da obra.
Quem quiser participar do evento em Manaus deve confirmar presença e garantir o convite (card), pois o evento tem vagas limitadas. O contato é: [email protected] / (92) 98123-8198.
A curadoria está a cargo do escritor e poeta Nelson Castro, do Clube Literário do Amazonas (CLAM), em parceria com a escola de música Casa Som Amazônia. Nesta edição de 2025, o sarau conta com o apoio cultural e o espaço de realização da Casa Som Amazônia, juntamente com a Metaphora Editorial. A Casa Som Amazônia fica em frente ao supermercado Hiper DB, na Avenida Umberto Calderaro (antiga Avenida Paraíba).
Em Manaus, o Bloomsday acontece desde 2015, e seu idealizador é o poeta e produtor cultural Nelson Castro. Ele afirma que a realização do Bloomsday em Manaus é uma oportunidade de inserir a produção local nesse circuito literário internacional, estimulando o contato com a literatura em formatos inovadores. “Além disso, ao conectar o universo joyciano com as práticas artísticas locais, o projeto fomenta a interdisciplinaridade e a valorização da arte como meio de expressão e formação”, completa.
A diretora-proprietária da Casa Som Amazônia, Ellen Fernandes, conta que a casa abre as portas para esse evento que tem importância internacional, colocando a literatura amazonense em foco. “Para nós, da Casa Som Amazônia, o evento entra em sintonia com a expansão de sua contribuição social no cenário cultural da cidade de Manaus”, diz.
A proposta deste projeto é trazer essa celebração para o contexto amazônico, promovendo atividades artístico-literárias acessíveis e criativas, aproximando o público da obra e de seu legado cultural.
Programação do Sarau Especial Bloomsday – 2025
A celebração especial do Bloomsday em 2025 terá início às 19h, com a abertura de Nelson Castro. Em seguida, Augusto Niemar fará uma palestra com o tema “Ulisses de James Joyce – 103 anos”.
No auditório do evento, haverá uma Exposição e Instalação de livros.
- Às 19h20, a celebração do Bloomsday continua com a performance “Cordel do Bloomsday”, apresentada por Jorge Bandeira, ator e diretor teatral.
- Às 19h30, terá início o Sarau In-Poesia, com a participação dos Poetas do CLAM:
- Ecila Mabelini – “Em mim”
- Miguel de Souza – “Poeta-elo”
- Álvaro Smont – “O Clube”
- Enedina Bentes – “Hóspede”
- Naldo Cinzas – “Eu-poeta”
- Dryelli Melo – “A graça da poesia”
- Rafael Neves – “Ave palavra”
- Nelson Castro – “Autobiografia”
- Gracinete Felinto – “Homens-Poetas”
Contaremos também com a presença de convidados especiais:
- Musical: Mauri Marques e alunos das escolas E.E. Cleomenes, Ducarmo Chaves e E.M. Francisco Guedes de Queiroz (Professores Ricardo Dutra e Marlene Sena).
- Literatura de Cordel: Edivan Rafael.
Para finalizar, haverá sorteio de livros e um coquetel, com encerramento previsto para as 20h30.
O dia
O Bloomsday é comemorado anualmente no dia 16 de junho, por leitores, acadêmicos e entusiastas da literatura moderna em várias partes do mundo, especialmente em Dublin (onde o romance se passa), Irlanda, onde a data é feriado e as comemorações acontecem durante uma semana. Comemorado desde 16/06/1954, o Bloomsday é o único dia dedicado mundialmente a um personagem literário. A celebração estimula a leitura, a performance literária, a reflexão crítica e a apropriação artística de um clássico da literatura universal.
Obra e personagem
Na obra o autor mergulha no universo do personagem Leopold Bloom, um cidadão comum, durante o período de um dia (16/05/1904) – uma referência à Odisséia de Homero, que relata as aventuras de Ulisses o herói grego e suas aventuras no poema, já Joyce transforma a rotina diária de Bloom numa odisseia de sobrevivência do homem comum, diante das tentações e desafios do mundo.
O autor
James Joyce é um dos nomes mais influentes da literatura ocidental. Sua obra Ulisses representa um marco do modernismo literário, e, é reconhecida por sua complexidade estilística, seu experimentalismo narrativo e seu diálogo com a tradição clássica, especialmente com a Odisseia de Homero.
Casa Som
A Casa Som Amazônia é um espaço cultural e escola de música sediada em Manaus, há cinco anos. Tem desenvolvido um trabalho importante na formação de público através de cursos de música, e agora, expandindo para a conexão com outras vertentes artísticas, como a literatura.
O Grupo Clam tem estado presente na Casa de diversas maneiras, desde a comercialização de suas obras na loja à participação no curso Voz & comunicação, lapidando suas performances para o contexto literário.
Por Cristóvão Nonato











