Manaus sedia Oficina Regional do PlaNAU e planta 200 mudas no Mindu

200 mudas são plantadas e máquinas de plantio são apresentadas em oficina do PlaNAU - Foto: Marcos Hideki / Semmasclima

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), sediou a Oficina Regional Participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), um evento de dois dias. Na quarta-feira, 18 de junho, os participantes realizaram uma visita técnica ao Centro de Produção de Mudas e ao Parque Amazonino Mendes. Este parque, localizado às margens do igarapé do Mindu, no bairro Novo Aleixo, zona Norte, é um importante local de recuperação de áreas degradadas. A comitiva de 40 pessoas, junto à equipe de arborização da Semmasclima, plantou 200 mudas na área e conheceu uma das novas máquinas utilizadas no processo de arborização urbana.

Em toda a extensão da alameda Alphaville, já foram plantadas mais de 4 mil mudas, pela gestão municipal, de 2021 até junho de 2025, no trecho que inclui as duas etapas do Parque Amazonino Mendes, o Parque Gigantes da Floresta e a faixa de Área de Preservação Permanente (APP), ao longo do igarapé do Mindu, nesta região. O Parque Gigantes da Floresta, por exemplo, já possui mudas de mais de dois metros de altura.

“Esta é uma área focal da Prefeitura de Manaus, na qual muitos esforços de recuperação de área degradada estão sendo implementados”, afirmou o diretor de Arborização da Semmasclima, Deyvson Braga. Na ocasião, foi demonstrado como funciona uma das máquinas utilizadas nas ações de plantio – a minicarregadeira com multifunções, popularmente conhecida como bobcat – a qual conta com vários implementos, dentre eles, o martelo rompedor e perfuratriz de solo, os quais contribuem para a celeridade e eficiência das ações de plantio.

No Centro de Produção de Mudas de Manaus, localizado no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus Leste, em área de 10 mil metros,  a comitiva viu de perto as matrizes de produção das espécies ornamentais, frutíferas, medicinais e também as florestais, que são utilizadas nos plantios em área urbana. Uma das participantes foi a analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Danyelle Couri. Para ela, o momento foi de troca de experiências e melhores práticas. “Trouxemos as nossas experiências dos estados da região Norte, pudemos ouvir e construir algo de mais concreto para ser apresentado nesse documento final no PlaNAU”, destacou.

Elaboração Participativa do PlaNAU

Foto: Marcos Hideki / Semmasclima

Manaus sediou a Oficina Regional Participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), nos dias 17 e 18/6. O evento fez parte da programação do “Junho Verde”, em alusão ao mês em que se celebra o meio ambiente, da Prefeitura de Manaus, por meio da Semmasclima. A oficina é uma realização do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio técnico do Iclei América do Sul – Governos Locais pela Sustentabilidade e da Prefeitura de Manaus. O primeiro dia do evento ocorreu no auditório da Ciência (Inpa), no Bosque da Ciência, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul. Ao todo, 144 pessoas, de 17 municípios e cidades da região Norte participaram das apresentações e oficinas.

O PlaNAU tem como objetivo expandir a arborização nas áreas urbanas e promover a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos, o enfrentamento à emergência climática e a qualidade de vida da população. As diretrizes do PlaNAU visam fortalecer tanto a arborização já existente, quanto estimular intervenções em áreas desprovidas de cobertura arbórea, ampliando o alcance e o impacto das políticas públicas. O processo participativo busca assegurar que as distintas regiões brasileiras, bem como os diversos segmentos da sociedade, possam trazer seus conhecimentos, experiências e demandas específicas. Para acompanhar as novidades da elaboração do plano e participar de forma online, basta acessar o site: www.redus.org.br/planau.

PorTaianna Castro / Semmasclima

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.