Manaus sedia Laboratório de Empreendedorismo Feminino com foco na floresta

Realizado pela Fundação Amazônia Sustentável, evento promoveu dois dias de imersão em negócios, criatividade e valorização do fazer manual

Empreendedoras da floresta participam de laboratório promovido pela FAS e L’Oréal - Foto: Divulgação

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou em junho o Laboratório de Empreendedorismo Feminino, uma iniciativa que visa fortalecer mulheres amazônidas no desenvolvimento de negócios sustentáveis e criativos. Essa ação fez parte do projeto Empreendedoras da Floresta, uma parceria com a L’Oréal Fund for Women.

As atividades aconteceram na sede da FAS, em Manaus, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e troca de experiências entre as empreendedoras da floresta.

Um dos pontos altos do laboratório foi o workshop “Processo criativo e desenvolvimento de produtos – novos olhares sobre as formas”, conduzido pelo designer manauara Maurício Duarte, do povo Kaixana. As participantes também mergulharam na trilha formativa “CriAtiva: Modelos que Transformam”, ministrada por Thaís Oliveira e Ana Izel, focada em teoria e prática para a estruturação de modelos de negócio.

“Esses dois dias foram incríveis. Pude aprender bastante e ter mais conhecimento sobre planejamento, precificação e sobre como organizar os produtos até à venda. Foi muito importante, porque a FAS e a L’Oréal vêm dando oportunidade para mulheres artesãs”, comentou Joana Oliveira, empreendedora do Formiguinhas do Saracá, da comunidade Saracá (localizada a cerca de 60km de Manaus, via fluvial).

No segundo dia, as empreendedoras apresentaram seus pitchs a uma banca avaliadora composta por representantes da FAS, do Instituto Innatus Hub e da Yara Couros. A programação foi encerrada com a palestra “Moda e Artesanato: A valorização do processo manual e artesanal na moda brasileira”, também ministrada por Maurício Duarte, seguida por um coquetel de celebração.

“Essa experiência foi muito inovadora para nós. Essa oportunidade de vir nessa formação e aprender muito mais agrega ao nosso empreendimento. Cada coisa que aprendemos, levamos para eles, e executamos. Aprender sobre inovar peças e ter outro olhar para elas me traz muita alegria. Estou orgulhosa!”, afirmou Geane Garrido, do povo Baré, empreendedora do grupo Surisawa Muraki, da comunidade Nova Esperança.

Compromisso com o protagonismo feminino

O Laboratório de Empreendedorismo Feminino reafirmou o compromisso da FAS com a valorização do protagonismo feminino na Amazônia. A iniciativa promove conhecimento, cria redes de apoio e oferece estratégias para o fortalecimento de negócios com impacto social e ambiental positivo.

“O Laboratório fortaleceu ainda mais o protagonismo feminino na floresta. Além da oficina com a ferramenta de modelagem de negócios Business Model Canvas, conduzida pelo nosso time, também feminino, o Lab proporcionou aprendizado e conexão entre mulheres que empreendem com propósito na Amazônia”, comentou Thaís Oliveira, Supervisora de Empreendedorismo da FAS.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, melhorar a qualidade de vida das populações amazônicas e valorizar a floresta em pé e sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição apresenta resultados notáveis, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e uma queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Up Comunicação Inteligente

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.