Manaus inicia campanha “Julho Amarelo” com testes rápidos para hepatites virais

Unidades de saúde ofertam testes e vacinas durante campanha contra hepatites - Foto: Divulgação / Semsa

A campanha “Julho Amarelo” de combate e prevenção às hepatites virais começou em Manaus nesta terça-feira, 8 de julho. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou as atividades educativas e a oferta de testes rápidos na Unidade de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul.

As hepatites virais são infecções do fígado causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Em Manaus, entre janeiro e junho de 2025, foram registrados 116 casos: 63 do tipo B, 49 do tipo C e 4 do tipo D.

Karine Costa de Souza, diretora de Vigilância Epidemiológica da Semsa, enfatiza a importância de a população buscar o teste rápido para hepatites B e C. Muitas vezes, essas infecções são silenciosas, sem sintomas até estágios avançados. “A pessoa pode passar décadas sem saber que tem a doença. Sem diagnóstico e tratamento, a infecção pode evoluir para formas crônicas e graves”, alertou Karine.

Prevenção e acesso aos testes

A prevenção inclui o uso de preservativos, já que a transmissão sexual é uma das vias. A Semsa está intensificando a distribuição de preservativos masculinos e femininos em julho, mas eles e as vacinas contra hepatites A e B estão disponíveis o ano todo nas unidades de saúde.

Antônia Thayná Silva, chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, IST e Hepatites Virais da Semsa, destaca que um dos maiores desafios é identificar pessoas infectadas que desconhecem sua condição. Ela recomenda que a população, especialmente os maiores de 45 anos, faça o teste rápido. “O diagnóstico precoce é essencial para reduzir o risco de a infecção causar alterações graves no fígado, como cirrose e câncer, que podem levar à necessidade de transplante”, explicou Antônia.

Leandro Marques, diretor da USF Carmen Nicolau, informou que a testagem rápida para hepatites B e C, sífilis e HIV está disponível diariamente, sem necessidade de encaminhamento. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e nos fins de semana e feriados, das 8h às 18h.

A Semsa oferece testes rápidos em 204 unidades de saúde em todas as zonas de Manaus, além de uma Unidade Móvel de Testagem. O exame é feito com uma gota de sangue da ponta do dedo e o resultado sai em 30 minutos.

A transmissão das hepatites virais varia conforme o tipo, podendo ocorrer por:

  • Exposição a alimentos e água contaminados.
  • Relação sexual desprotegida.
  • Contato com sangue ou materiais perfurocortantes contaminados (como em manicures/pedicures sem esterilização adequada).
  • Transmissão vertical da mãe para o bebê durante a gestação ou parto.

Os sintomas podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Maria Cileide de Oliveira, costureira de 59 anos, participou da atividade do “Julho Amarelo” na USF Carmen Nicolau. “Nunca tinha participado, mas acho muito importante porque não conheço muito sobre a doença. Muitas vezes a gente nem sabe que tem uma doença e é tão simples fazer o exame para evitar complicações”, afirmou.

Por Eurivânia Galúcio /Semsa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.