Manacapuru e Itacoatiara entram para a história da saúde pública no Brasil

Foto: Reprodução IA

O estado do Amazonas marcou o início da execução da Modalidade II do programa “Agora Tem Especialistas”, iniciativa do Ministério da Saúde que visa zerar filas de espera utilizando a capacidade ociosa de hospitais públicos e filantrópicos. Manacapuru e Itacoatiara tornaram-se os primeiros municípios do Brasil a ofertar cirurgias e atendimentos especializados através deste novo modelo, que combina estruturas já existentes com equipes e insumos levados por empresas parceiras.

A estratégia coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) tem como foco regiões com alta demanda reprimida. O objetivo é ativar leitos e centros cirúrgicos que estavam sem uso, reforçando-os com profissionais especializados e equipamentos modernos para acelerar o atendimento à população.

Cirurgias em Itacoatiara e Manacapuru

Em Itacoatiara, os atendimentos ocorrem no Hospital Regional José Mendes, em parceria com a empresa Oftalmo Care. As cirurgias tiveram início nesta segunda-feira, 15 de dezembro. A meta é realizar 500 cirurgias oftalmológicas, além de procedimentos de cirurgia geral e ginecologia, otimizando o uso dos 109 leitos da unidade.

Já em Manacapuru, os serviços são prestados no Hospital Geral do município, com o suporte da ADOP Serviços Médicos. O planejamento prevê a realização de 200 cirurgias nas especialidades geral e ginecológica. O cronograma estipula 50 procedimentos ainda em dezembro e outros 150 ao longo de janeiro, aproveitando de forma mais eficiente a capacidade instalada de 90 leitos.

Solução para a falta de especialistas no interior

A chegada das equipes especializadas resolve um gargalo histórico na região Norte: a existência de estrutura física, mas a ausência de médicos especialistas para operar.

Diego Ferreira, gestor da Unidade de Atenção Especializada da AgSUS, explica a importância da medida.

“A efetivação da Modalidade II é uma grande conquista, especialmente para municípios e hospitais da região Norte. Muitos deles já têm salas cirúrgicas preparadas para realizar procedimentos, mas ainda enfrentam a falta de especialistas. O programa atua exatamente nesse ponto: leva os profissionais até os estabelecimentos, viabiliza a oferta de cirurgias e amplia o acesso da população a cuidados fundamentais, como a cirurgia de catarata e cirurgias gerais, como de hérnias”, afirmou.

Ciclo completo de atendimento e segurança

Para garantir a segurança dos pacientes, as empresas contratadas são responsáveis pelo ciclo completo do cuidado. Isso inclui desde as consultas pré-operatórias até a cirurgia, internação e o acompanhamento pós-operatório. Em locais onde a escassez de profissionais é mais crítica, há ainda a possibilidade de apoio via saúde digital.

Antes do início das operações, nos dias 2 e 3 de dezembro, equipes técnicas da AgSUS realizaram visitas presenciais em ambos os municípios. A etapa foi obrigatória para avaliar as condições das instalações, definir fluxos assistenciais e firmar os termos de compromisso entre as empresas credenciadas e a gestão municipal.

Ao todo, o programa recebeu 60 propostas de credenciamento, das quais 31 foram aprovadas. A previsão é que o modelo seja expandido gradualmente para outras regiões do país, com prioridade inicial para o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a AgSUS

Criada por lei pelo Governo Federal em 2023, a AgSUS é um serviço social autônomo, com finalidade pública, sem fins lucrativos, que exerce atividades de interesse coletivo. Tem a finalidade de apoiar o Ministério da Saúde (MS), especialmente no provimento, estratégias de fixação e na formação de profissionais em regiões vulneráveis com vazios assistenciais em todos os níveis de atenção na Saúde Indígena, na Atenção Primária e na Atenção Especializada. Seus programas e projetos são desenvolvidos por meio de contratos de gestão em âmbito regional ou nacional.

Unidade de Comunicação da AgSUS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.