Mais de 35 órgãos em ação: Governo leva saúde, crédito e cidadania ao Jorge Teixeira

A 23ª edição reúne 35 órgãos estaduais com atendimentos de saúde, cidadania, crédito, habitação, cultura e lazer

Wilson Lima leva Governo Presente à zona leste e promete dignidade ao povo - Foto: Alex Pazuello/Secom

O Governo do Amazonas realizou, no sábado (27/09), a 23ª edição do programa “Governo Presente” no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizado no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus. A ação mobilizou mais de 35 secretarias e órgãos estaduais para oferecer uma vasta gama de serviços gratuitos a todos os 133 mil moradores do bairro e adjacências.

O evento é uma das principais políticas sociais do Estado, focada na descentralização dos serviços públicos para garantir proximidade e rapidez no acesso da população a áreas cruciais como saúde, cidadania, crédito, e habitação.

O governador Wilson Lima acompanhou a ação e destacou a importância da iniciativa. “Mais uma vez a gente vem a uma área em que se necessita muito da atenção do poder público. E a quantidade de gente que tem, hoje, aqui é a demonstração da necessidade de que o governo precisa estar cada vez mais presente. Isso mostra a seriedade com que tratamos a população e a nossa determinação em dar dignidade às pessoas”, afirmou o governador.

Em sua última edição, realizada no Novo Aleixo, o programa registrou um recorde de 14,9 mil atendimentos.

Destaques e inovação nos serviços

Nesta edição, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) inovou ao oferecer a especialidade de cardiologia por meio de teleconsulta, uma novidade no “Governo Presente”.

A aposentada Maria da Silva, que utilizou o serviço remoto pela primeira vez, aprovou a iniciativa. “Foi uma consulta maravilhosa, nunca tinha feito isso. Passou os exames para eu fazer e depois voltar aqui com ele. Deram um telefone para contato. Muito bom”, relatou a paciente, que também recebeu atendimento presencial de um oftalmologista.

Principais áreas de atendimento

O mutirão reuniu uma ampla oferta de serviços divididos em áreas essenciais:

  • Saúde: Incluiu consultas presenciais e teleconsultas, exames (ultrassonografia e mamografia) na Carreta da Saúde, aferição de pressão e glicemia, testagens rápidas para ISTs, e o Castramóvel com castração solidária e vacinação para cães e gatos.
  • Cidadania e Documentos: Serviços de emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), regularização de CPF, apoio psicológico, social e jurídico, e entrega de cestas básicas e kits de bebê. Também houve emissão de documentos específicos para Pessoas com Deficiência (PcD), como CIPcD, CIPTEA e Passe Legal.
  • Crédito, Empreendedorismo e Habitação: Oferta de linhas de crédito e renegociação de dívidas pela Afeam e pelo FPS, incluindo os programas Crédito Rosa e Crédito Solidário. Foram oferecidos pré-cadastro no programa Amazonas Meu Lar, renegociação habitacional pela Suhab e serviços de regularização fundiária pela Sect.
  • Bem-Estar, Cultura e Lazer: Ações como fisioterapia, atendimentos de beleza e massagem pelo Cetam, atrações culturais, Rua de Lazer e a campanha de envelhecimento saudável da FUnATI.
  • Outros Serviços Essenciais: Incluíram entrega de pescado e feira de produtos regionais da ADS, atendimentos previdenciários da Amazonprev, orientação ao consumidor pelo Procon-AM, serviços do Detran-AM (licenciamento e cursos), intermediação de mão de obra pelo Sine-AM e instalação de máquinas purificadoras de água pela Cosama.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado estadual Adjuto Afonso, os vereadores Diego Afonso e Rodrigo de Sá, o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson de Sousa, e lideranças comunitárias da zona leste.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.