Mais cinco entidades sociais são beneficiadas com PAA da Sepror

O PAA compra o que é produzido e faz os alimentos chegarem a quem se encontra em vulnerabilidade, fortalecendo a economia e os trabalhos sociais

Foto: Isaac Maia e Ruy Nery/Sepror

Continuando com as entregas provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), administrado pelo Governo Federal e implementado pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), cinco instituições sociais receberam alimentos obtidos de agricultores familiares da região metropolitana de Manaus. No total, nove toneladas de frutas, verduras e legumes foram distribuídas para aqueles que trabalham com famílias que precisam de ajuda alimentar.

O Secretário da Sepror, Daniel Borges, que monitorou as entregas, reforça a importância do PAA, não apenas pela questão econômica, mas também pelo alcance do programa, que chega às famílias das mais diversas zonas de Manaus e também em outras cidades.

Secretário Daniel Borges – Foto: Isaac Maia e Ruy Nery/Sepror
“Entendemos a importância desses alimentos para essas famílias assistidas pelas entidades e enaltecemos também a ajuda que chega aos nossos produtores, principalmente nesse período de forte estiagem”, explica o secretário.

As entidades beneficiadas desta vez foram: Mulheres Guerreiras(MG), Nossa Senhora do Nazaré(NSN), Legião da Boa Vontade (LBV), Segunda Chance(SC) e Associação Mãos Amigas Fortalecendo a Família (AMAFF).

Para o representante da LBV, Elias Barreto, “a doação da Sepror para a LBV Amazonas chega em momento importante, durante a campanha de apoio a crianças e idosos pela boa alimentação, incluindo as 150 crianças que semanalmente recebem refeições em nossa sede, no bairro Cachoeirinha”, destacou.

Ao todo, cinco produtores familiares da Vila do Engenho, área rural do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), onde a Sepror, por meio da coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), investiu 40 mil na compra de nove toneladas de alimentos ali produzidos.

O coordenador do programa na Sepror, Juliano Osawa, explica que para receber os alimentos do PAA, todas as entidades sociais precisam estar regularmente em atividade e com cadastro feito junto à Sepror, que envia relatórios para os Governos Federal e estadual, prestando conta das verbas, ações desenvolvidas e beneficiados.

“Independentemente do período do ano, o PAA está em atividade, sendo assim, as entidades que desejarem participar precisam nos procurar para o cadastro e demais orientações”, explica o coordenador.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado em 2003 e busca fortalecer a agricultura familiar, promovendo o acesso à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade, além de gerar emprego e renda nas comunidades. Ele é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com os estados, os municípios e o Distrito Federal, e foi formalmente instituído em todo o território brasileiro por meio da Lei n° 14.628 em julho de 2023.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.